18/10/2011
Professor Néviton destaca “visão futurista” de Galindo por construir Centros de Educação Infantil
Luiz Alves

Para cada hora que a criança dedica à educação, a projeção é de duas horas a mais de vida com qualidade. Baseado na projeção da Organização das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o segundo secretário da Câmara de Cuiabá, vereador Professor Neviton Moraes (PTB), classificou como “homem de visão futurista” a decisão do prefeito Francisco Galindo Filho (PTB) de construir, simultaneamente, sete Centros de Educação Infantil.

“A orientação técnica era para começar quatro em outubro e o restante em fevereiro, mas o prefeito Galindo tomou a decisão política de começar tudo imediatamente, o que demonstra coragem”, avalia Professor Néviton. Os Centros de Educação Infantil serão construídos em bairros distantes da área central de Cuiabá: Jardim 1º de Março, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim das Aroeiras, Três Barras e Pedra 90.

Os centros serão construídos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), no valor de R$ 8 milhões. “O ProInfância integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e, portanto, há recursos assegurados, nas parcerias da Prefeitura de Cuiabá com a União, para executar esses investimentos”, aponta o vereador petebista. O segundo secretário da Câmara Municipal observa que aproximadamente 1,6 mil crianças serão atendidas.

Dos centros de Educação Infantil solicitados por Néviton de Moraes à Prefeitura Municipal, apenas os destinados para os bairros Residencial Ilza Picolli Pagot, Residencial Paiaguás e Jardim Passaredo ficaram para serem executados em 2012.

“Sempre confiei na sensibilidade do prefeito Galindo para que essas reivindicações fossem atendidas, porque, no caso dos centros de educação infantil, por exemplo, milhares de famílias terão um lugar para deixar os filhos, em período integral, com ensino público e gratuito de qualidade”, argumenta Professor Néviton, com mais de 20 anos de experiência na educação pública municipal.

As unidades do Centro de Educação Infantil seguem um projeto-padrão, desenvolvido numa parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada centro de educação infantil tem capacidade, em dois turnos, para atender 224 crianças, divididas no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até três anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

Professor Néviton Moraes cita que, de cada 100 famílias da Grande Morada da Serra (CPA), na região Norte de Cuiabá, pelo menos 30 são chefiadas por mulheres. É considerado o maior índice de mães comandando famílias em Mato Grosso e, no Brasil, só é superado por capitais do Nordeste.

Com mais creches e centros de educação infantil, segundo Néviotn Moraes, a municipalidade tende a ampliar a verba recebida do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Além disso, as mães vão trabalhar em busca do sustento da família sabendo que os filhos menores estão bem cuidados e com perspectiva de futuro garantido”, completa Professor Néviton.

Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues