09/10/2011
Comissão produz manifesto cobrando solução para Salgadeira
Luiz alves
A comissão de trabalho formada para viabilizar a reabertura da Salgadeira deu mais um passo importante na busca de uma solução para o problema. Em reunião de trabalho neste domingo (09), na Secretaria de Turismo de Chapada dos Guimarães, foi formulado um documento assinado por todos os poderes públicos e entidades que participam do debate cobrando a reabertura de um dos principais pontos turísticos da região, fechado há mais de dez meses.

O presidente da Comissão, vereador Antônio Fernandes (PSDB), explicou que o grupo foi formado durante a audiência pública realizada no dia 28 de setembro, na Câmara de Cuiabá, e destacou que o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Ministério Público Estadual e Governo do Estado.

“Esse manifesto é uma forma organizada de cobrarmos uma providência urgente para que a Salgadeira seja reaberta. Estamos perto de completar um ano sem um dos pontos turísticos mais visitados da região. Precisamos de soluções inteligentes para esses problemas. A Copa do Mundo está chegando e não estamos nos preparando para receber os turistas, pelo contrário. O Governo do Estado precisa de vontade política para mudar essa realidade”, observou Fernandes.

O prefeito de Chapada, Flavio Daltro, secretario da Comissão, lamentou o problema que atinge os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, cobrando uma solução urgente das autoridades competentes. “Estamos sendo muito objetivos nessa comissão, pois o período de férias está chegando e nós estamos com praticamente todos os nossos pontos turísticos fechados”, disse Daltro.

O presidente da Câmara de Chapada, vereador Adão Martins, acompanhou o prefeito da cidade, ponderando que além do Complexo Salgadeira, pontos turísticos importantes como a Cidade de Pedra e o Véu de Noiva estão com o acesso de turistas proibidos.

Durante a audiência, o vereador Antônio Fernandes informou que está apresentando na próxima semana um projeto de lei proibindo a construção de mais de um piso na região da Salgadeira. De acordo com o parlamentar, comerciantes e moradores de Chapada denunciam que grupos preparam a construção de hotéis no local.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual de Administração, Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura de Cuiabá, representada pelo assessor Aurélio Augusto, além de comerciantes e membros de associações ligadas aos segmentos do turismo e meio ambiente de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

A Salgadeira foi interditada por uma ação do Ministério Público Estadual, prejudicando mais de 40 famílias entre comerciantes e trabalhadores, além do turismo em geral.

Assessoria da Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues