07/10/2011
Consultoria especializada deve auxiliar Câmara de Cuiabá a fiscalizar obras da Copa de 2014
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

A dificuldade em obter dados precisos sobre custo/benefício, qualidade de material, periodicidade das informações e detalhamento dos projetos tendem a levar a Câmara de Cuiabá a contratar uma consultoria técnica especializada para fiscalizar as obras da Copa do Pantanal de 2014. A análise partiu do vereador Edivá Pereira Alves (PSD), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa de 2014 na Câmara Municipal, ao avaliar o resultado da audiência pública desta quinta-feira (06/10), com a equipe técnica da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

“Existem questões cruciais que exigem um mínimo de conhecimento técnico sobre o tema. Os vereadores da Comissão têm, sim, muita vontade de ajudar, mas há nuances técnicas que exigem uma avaliação aprofundada”, argumenta Edivá Alves.

A Comissão vai sugerir à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá que contrate ao menos uma empresa que tenha arquitetos, engenheiros, economistas, contadores e outros profissionais capazes de orientar os parlamentares, na fiscalização dos investimentos, na Capital.

O vice-presidente da Comissão Especial da Copa de 2014, vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), alerta sobre a necessidade de haver visitas aos locais de obras, cujo cronograma deve ser elaborado na próxima semana. Ele concorda com contratação de uma empresa especializada e avisa que a Comissão Especial já comunicou o fato ao presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

Washington Barbosa alertou para a falta de clareza no formato das desapropriações na cidade para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, também, na ausência de respostas concretas sobre a gratuidade, em especial quanto ao passe livre estudantil. “A gratuidade para idosos e portadores de necessidades especiais está prevista em lei e, certamente, não sofrerá alterações. Contudo, a Câmara Municipal deseja saber como fica a questão do passe livre, já que, em Cuiabá, a gratuidade é 100%, enquanto, em Várzea Grande, é de apenas 50%”, completa o vereador Professor Néviton Moraes (PTB), membro da Comissão da Copa 2014 e segundo secretário da Câmara Municipal.

Ronaldo Pacheco