28/09/2011
Projeto de Lei garante suporte médico para professores com Síndrome de Burnout

Garantir a saúde e o bem estar aos professores da rede pública municipal de ensino de Cuiabá, oferecendo suporte médico e psicológico para todos aqueles que sofrem com a Síndrome de Burnout (esgotamento emocional), é proposta apresentada na sessão de terça-feira (27/09), pelo vereador Pastor Washington Barbosa, líder do PRB no Legislativo da Capital Mato-Grossense.

O parlamentar republicano argumenta que os profissionais da educação deverão ser avaliados em suas condições físicas, psíquicas e emocionais, no ingresso da função de professor e, depois, anualmente, no decorrer do exercício da função. O acompanhamento será realizado por equipe multidisciplinar, composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, que deverão efetuar o tratamento e o combate às sequelas decorrentes da síndrome.

A “Síndrome de Bornout” é conhecida pela desistência do educador, para manejar ou lidar com as solicitações externas ou internas, que são avaliadas por ela como excessivas ou acima de suas possibilidades. Geralmente, a síndrome agrupa sentimentos de frustração. Os sintomas são: cansaço físico e emocional, apatia e falta de efetivação do eu, desmotivação, insatisfação ocupacional, deterioração do rendimento perda de responsabilidade.

Washington Barbosa pondera na proposta que o profissional afetado pela síndrome, frequentemente está doente, sofre de insônia, úlcera, dores de cabeça, e fadiga crônica.
“O vandalismo, os ataques a professores, as violências entre alunos, a situação precária das escolas, a falta de valorização do profissional da educação, baixo salário, resultam em condições degradantes fazendo com que o educador entre para o caminho mais inconveniente do esgotamento emocional”, ressaltou o líder republicano.

Adrielle Piovezan