28/09/2011
Sociedade cobra solução para fechamento da Salgadeira
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

Em uma audiência pública realizada hoje (28) pela Câmara de Cuiabá em conjunto com a Câmara de Chapada dos Guimarães, vereadores, comerciantes, cuiabanos e chapadenses cobraram do Governo do Estado uma solução urgente quanto ao fechamento da Salgadeira e do Portão do Inferno, dois dos principais pontos turísticos da região, interditados há pelo menos 10 meses.

Presidindo a audiência, o vereador Antônio Fernandes (PSDB) não poupou criticas ao Executivo Estadual pela falta de ação para buscar resolver o problema, que afeta dezenas de famílias que sobrevivem do local há mais de 40 anos. “Desde criança eu vou a Salgadeira e vejo o seu Mário, o mais antigo comerciante do local. São por pessoas como ele que eu solicitei nessa audiência. Pessoas que dependem da Salgadeira para colocar comida na boca de sua família e não podem ficar sem uma resposta”, disse o vereador.

Fernandes lamentou o abandono da região e pontuou que Chapada é a “viúva da Copa”, em função do descaso das autoridades com os problemas enfrentados pela cidade. “É preciso ficar atento com a ganância dos que estão no poder, porque o fechamento da Salgadeira não foi pela questão do meio ambiente. Existem sim segundas intenções naquela região por trás daqueles tapumes que custaram R$ 150 mil aos cofres públicos”, disparou Fernandes.

Como ação pratica da audiência, foi formado um grupo de trabalho para prolongar o debate e buscar uma solução para o problema. O grupo é composto por vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, prefeitura das duas cidades, comerciantes, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, administração do Parque Nacional e entidades representativas do trade turístico. A primeira reunião do grupo já está marcada para o próximo dia 9, em Chapada dos Guimarães.

O prefeito de Chapada, Flavio Daltro, parabenizou Fernandes pela iniciativa, ponderando que é preciso encontrar uma decisão em consenso, para que a Salgadeira seja reaberta, mas explorada de maneira equilibrada. “Uma audiência extremamente importante para Cuiabá, Chapada e para o turismo de Mato Grosso. Uma oportunidade de ouvir as manifestações das pessoas que estão sofrendo na pele esse problema. Espero que possamos encontrar um ponto de equilíbrio nas decisões, para que possamos reabrir a Salgadeira”, afirmou Daltro.

O presidente da Câmara de Chapada, Adão Martins, lembrou que em um momento em que é a sociedade luta contra a violência em prol da geração de empregos, a justiça fecha um meio de sobrevivência de muitas famílias.

Comerciante da Salgadeira, Darlan Proença acusou o ex-secretário de Turismo de Mato Grosso e hoje diretor da Agecopa, Yuri Bastos, de ser o grande responsável pela dramática situação da Salgadeira e de Chapada. “Em todo esse processo do fechamento da Salgadeira, nós comerciantes fomos criminalizados e agora não temos como garantir o sustento da família. Vamos fazer o que, assaltar a casa do juiz que fechou nossa fonte de renda?”, indagou o comerciante.

Ex-prefeito de Chapada, Gilberto Melo, reforçou as críticas a Yuri Bastos, lamentando o desprezo com que os comerciantes foram tratados durante todo esse processo de fechamento da Salgadeira. “Todo esse problema tem nome, sobrenome, RG e CPF. Yuri Bastos”, disse.

Cecílio Pinheiro, administrador do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, defendeu o ex-secretário de Turismo, Yuri, argumentando que o fechamento da Salgadeira não foi responsabilidade do diretor de Assunto Estratégicos da Agecopa.

Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues