06/09/2011
Vereador dá prazo para Secretaria de Educação resolver situação de ingerência em creche municipal
Luiz Alves
Na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, realizada nesta terça-feira (6/9), o vereador Antônio Fernandes (PSDB), segundo vice-presidente da Mesa Diretora, voltou a criticar a postura da gerente da creche municipal Espaço Livre, no bairro Araés, que estaria perseguindo funcionários antigos da instituição. O assunto já havia sido colocado pelo vereador tucano, na sessão do dia 30 de agosto.

O parlamentar, que também já havia solicitado providências do secretário municipal de Educação, Permínio Pinto, disse que vai esperar até a sessão da próxima quinta (dia 9) para que a situação seja resolvida pelo titular da pasta. Caso contrário, encaminhará o problema para o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo. “Até quinta, a responsabilidade é do Permínio, após, ambos, prefeito e secretário, serão responsabilizados”, argumenta ele.

Fernandes lamentou o fato do secretário de Educação não ter, até momento, tomado providências urgentes em relação à responsável pela creche Espaço Livre. “A situação lá é crítica é precisa ser solucionada de maneira urgente. Na instituição, há alguns funcionários de carreira que estão sendo perseguidos. Uma servidora, inclusive, entrou com licença prêmio e outra está tratando de depressão”, pondera o vereador tucano.

O vereador comentou que esta semana foi procurado, novamente, pelos servidores da creche municipal, que denunciaram a postura da gerente e pediram ajuda na resolução do problema. “O secretário Permínio Pinto já foi comunicado por mim sobre as denúncias e ficou de resolver. Porém, nenhuma medida prática foi tomada até o momento”, enfatizou.

Antônio Fernandes ainda mencionou que uma nova denúncia chegou a seu conhecimento. Segundo ele, “uma servidora teve o pedido de férias negado pela gerente da creche e pelo jurídico da secretaria de Educação por estar respondendo a sindicância. Isso não existe, férias é direito líquido e certo e ninguém pode negar”, ressaltou o vereador do PSDB.

A Creche Espaço Livre é responsável pelo atendimento de 180 crianças do berçário ao jardim. Daí a preocupação do parlamentar em encontrar uma solução urgente. “O ambiente de trabalho está péssimo e, com certeza, quem sofre são as crianças, pois estão convivendo com isso”, completa o segundo vice-presidente da Câmara Municipal.

Ronaldo Pacheco

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!