29/08/2011
Dia Nacional ao Combate ao Fumo em Cuiabá lei existe, mas falta fiscalização

Os pneumologistas afirmam que os males do fumo passivo causam severos prejuízos à saúde. A fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios causadores do estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro. Hoje, dia 29, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Por isso mobilizamos nas redes sociais uma campanha de conscientização.

O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares e em muitas das vezes o maior prejudicado passa a ser o fumante passivo, ou seja aquele que entra em contato com a fumaça do cigarro intencionalmente, sem fazer uso.

A fumaça dos cigarros, além de prejudicial à saúde, provoca ardência nos olhos dificultando a visão, sem contar o mau cheiro que se alastra nas roupas dos fumantes passivos. Apesar de existir lei federal que veda o uso de cigarros em ambientes coletivos, verifica-se que a mesma possui eficácia. Diante de todas estas situações, o vereador Toninho de Souza (PDT), apresentou ao parlamento municipal o projeto de lei Nº 5.278, que dispõe sobre a proibição do uso de cigarros e afins em ambientes fechados como bares, cinemas, restaurantes e outros.

“É uma triste expor aqueles que optaram em não fazer uso do cigarro a tantos malefícios, pais que fumam na presença dos filhos, pessoas que em ambientes fechados fazendo com que todos inalem tais substancias”, lamenta Toninho. “A lei não é para proibir fumante em estabelecimentos, mas garantir os direitos a quem não fuma. Porém apesar da lei já estar sancionada, a mesma não é fiscalizada”, protesta o parlamentar.

Toninho de Souza ressalta que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente alega não ter profissionais suficientes para fazer a fiscalização e por isso o trabalho não é realizado.“Nesta data instituída nacionalmente lembramos dos danos caudados pelo cigarro, às vitimas fatais e contamos com a conscientização daqueles que optaram em fazer uso para zelar daqueles que não fumam”, pontua o parlamentar.

Assessoria de Gabinete