26/08/2011
Câmara de Cuiabá concede utilidade pública para entidade com atuação social
A Câmara de Cuiabá aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Everton Pop (PP), líder do Executivo no Poder Legislativo, que declara de utilidade pública o Instituto Canopus, fundado e mantido por voluntários com atuação na rede de proteção social em várias regiões do País.

Pop justifica que o instituto promove a defesa de bens e direitos sociais, profissionalização, combate ao analfabetismo, integração social, pratica de esportes e atividades afins, promove diversos tipos de projetos na área da profissionalização entre outra coisas. “É o tipo de iniciativa que precisamos e queremos na sociedade”, pontua o vereador .

O Instituto Canopus  tem diversos projetos, como o “Estilo de Vida Canopus”, que pratica tem a intenção de gerar qualidade de vida para as pessoas, através de palestras e debates, atividades e outras, onde o participante tem a oportunidade de autoconhecimento e auto avaliação, fazendo um alinhamento de todas as áreas de sua vida e repensando sua qualidade de vida.

Em 01 de maio de 2006, foi assinado o Estatuto do Instituto Canopus, oficializando, assim, a entidade até então denominada “Fundação Canopus”.

Hoje, a instituição está presente nas Regiões Norte e Centro-Oeste e parte das Regiões Nordeste e Sudeste, atuando de forma efetiva junto à sociedade melhorando a qualidade de vida de inúmeras pessoas.

Além do Encontro “Estilo de Vida Canopus”, o Instituto Canopus realiza inúmeras ações de assistência social em asilos, creches e hospitais com recursos próprios e com a ajuda de voluntários e parceiros.

Os voluntários do instituto participam de diversos projetos na cidade, entre eles, podem ser citados o Projeto Caça Talentos do bairro Pedra, a Ação Cidadania no bairro Altos da Glória, o Natal no CENPRHE e o almoço do Natal no bairro Serra Dourada, entre outros.

Hoje, são cerca de dez projetos ativos, entre os quais está: Projeto Oxigênio, Projeto Horta na Comunidade e Projeto Primeiro Passo.

Josiane Dalmagro