19/08/2011
Professor Néviton aponta a contribuição de nordestinos na construção civil em Cuiabá

De cada 100 empregos na construção civil, pelo menos 15 são ocupados por nordestinos e seus descendentes, em Cuiabá. E de cada 100 postos de trabalho em restaurantes e similares, 12 são de nordestinos e descendentes. São as estatísticas da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que fizeram o vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, tratar como prioridade a valorização dos nordestinos que vivem na Capital.

Professor Néviton considera de suma importância que os brasileiros vindos do Nordeste sejam valorizados e celebrados, em diferentes segmentos da sociedade cuiabana.

É por isso que Professor Néviton considera perfeitamente justificável a instituição da Semana de Festividades e Tradições Nordestinas, no calendário oficial de Cuiabá. “A contribuição não é apenas econômica, mas, também, cultural e gastronômica, num contexto ampliado”, observa o segundo secretário da Câmara, ao lembrar que existe, inclusive, um Centro de Tradições, na Capital.

Néviton Moraes avalia que a instituição da semana, incluindo o dia 24 de junho, dia de São João Batista, é um forma de homenagear o povo nordestino que escolheu a Capital mato-grossense como seu novo lar. O segundo secretário da Câmara cita que, anualmente, durante a Semana Nordestina, seja realizada um audiência pública, no Palácio Paschoal Moreira Cabral, para celebrar a data e discutir a integração das raças, crenças e linguagem.

Na região Norte de Cuiabá, por exemplo, segundo Néviton, são comuns os bailes em que o carro-chefe musical é o forró. “O nordestino é rico em tradições e a música é uma das mais latentes, envolvendo brasileiros de todas as regiões”, argumenta Néviton Moraes.

Com a Semana das Tradições Nordestinas no calendário oficial, Professor Néviton crê que será possível envolver também as escolas públicas e, por extensão, as comunidades da Capital.

Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues