12/07/2011
Júlio Pinheiro e Arnaldo Penha abrem espaço para lideranças comunitárias da Capital

‘Político que não esta junto com o movimento comunitário é político morto’, desta forma o prefeito de Cuiabá em exercício, Júlio Pinheiro (PTB), deu início a reunião, realizada nesta segunda (11/07) na Secretaria de Educação do Município, com os presidentes e lideranças das associações de bairros das regiões Oeste, Norte e Leste.

Mais de cem pessoas dentre elas representando dos bairros da capital, a convite do prefeito, estiveram reunidas para debater as problemáticas emergenciais que ocorrem nas regiões da baixada cuiabana. Estavam presentes o Presidente interino da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Penha; o secretário de transporte Edivá Alves;  Paulo Borges, secretário de infraestrutura do município; os Vereador Leonardo Oliveira ( PSDB), Misael Galvão(PR) ; Adevair Cabral(PDT) ; representantes da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros - UCAMB e outras autoridades que analisaram os assuntos trazidos em pauta pelos comunitários.

Durante a reunião foram selecionados cinco representantes de regiões que apresentaram as dificuldades enfrentadas em seus bairros e locais adjacentes, as mais citadas foram nas áreas de infraestrutura,  o desperdício e falta de água , segurança, a falta de espaço reservado para o esporte e lazer e regularização Fundiárias.

Outro assunto polêmico levantado foi à defasagem no atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a precariedade dos postos de saúde e policlínicas. ‘É uma pena a ausência do secretário de saúde do município nesta reunião, pois teríamos muita coisa para informar-lo, acredito que ele esteja viajando’, indaga Gonçalo liderança da região do CPA.

Para atender as regionais, Júlio Pinheiro, garantiu que vai disponibilizar máquinas e duas equipes para cada uma das cinco regionais (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) para atender as emergências dos bairros. Até o dia 16,  Pinheiro espera trazer de volta o projeto Aprender Fazendo, tendo como meta o combate ao desemprego, e que voltará com novas adequações. ‘Determinei que dentro do programa Aprender Fazendo seja disponibilizado, para cada regional, duas equipes com trabalhadores que sejam treinados para atender as emergências, serão contratadas 700 pessoas ’, disse Pinheiro.

O Prefeito em exercício informou também que nesta semana assinou um decreto que beneficia as pessoas que lutam pela regularização fundiária de seus terrenos, problemática enfrentada até mesmo nas áreas centrais de Cuiabá. ‘ O Contrato de Cessão de Direito Real de Uso - CDRU não será mais cobrado dos proprietários dos terrenos que passam pelo processo de legalização ‘, diz Júlio.

Arnaldo Penha, que tem incentivado o estreitamento na relação entre câmara, prefeitura e as lideranças comunitárias enfatiza a importância dos gestores da capital firmarem uma parceria com as associações de bairros.  ‘ Somente através de um dialogo aberto com os comunitários poderemos acompanhar as reais necessidades de nosso município, temos que receber muito bem estas lideranças e pontuar as necessidades emergências para atendê-las, pois eles sim representam a voz do povo’, relata Penha relembrando sua militância como líder comunitário.

Ficou formalizado que dois representantes de cada regional terão um canal aberto, periodicamente, para informar as problemáticas dos Bairros. ‘ Na próxima semana retorno para câmara, mas daremos continuidade neste processo de comunicação que abrimos com a comunidade’, pontua Júlio Pinheiro.

Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues