08/07/2011
Vereador propõe que transportes coletivos tenham coletores de lixo em Cuiabá

Projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Cuiabá obriga as empresas de ônibus de transporte coletivo, táxis e veículos de transporte alternativo a disponibilizar, em seu interior, recipientes para a coleta de lixo, tanto orgânico como inorgânico. O vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, autor do projeto, explicou que apenas alterou o artigo 1º da Lei 4.497/2003, que trata do mesmo assunto.

Segundo o vereador, o artigo alterado da referida Lei previa apenas a colocação de um recipiente para a coleta de lixo nos veículos de transportes coletivos. Contudo, na opinião dele, hoje é inadmissível a não adoção da coleta seletiva de lixo, tanto por parte da sociedade como dos setores públicos e privados. Néviton lembra que essa lei, de autoria do então vereador Roberto França, tem oito anos e, por isso, precisava ser revista.

O vereador Professor Néviton Moraes destaca “o papel conscientizador da proposta”.  Para ele, a partir da colocação das lixeiras orgânicas e inorgânicas nos ônibus “os usuários passam a ter a responsabilidade de utilizá-las, até porque, atualmente não há um local adequado para depositar o lixo”, disse.

Néviton ainda ressalta o caráter ecológico e econômico dessa medida, pois “não só mantém a aparência das vias públicas da cidade como diminui inclusive o investimento em limpeza, assim como impede a concentração de lixo em arroios e tubulações”.

Alice Matos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues