05/07/2011
Centro Histórico de Cuiabá deverá ser divulgado em roteiros turísticos

De cada 100 turistas que pisam em Cuiabá, pela primeira vez, pelo menos 20 chegam por conta da divulgação prévia. Por conta disso, foi aprovado pelas comissões da Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (05/07) projeto de lei, de autoria do vereador Tiago Nunes (PSDB), que obriga o trade turístico tanto da rede pública quanto da particular, a divulgarem o Centro Histórico em seus roteiros turísticos. Ele argumenta que isso fortalece o segmento, representando o amadurecimento do mercado turístico da Capital.

Segundo ele, a proposta tem por objetivo valorizar o patrimônio cultural, além de resgatar o caráter do centro comercial e de serviços.

Tiago Nunes observou durante sessão ordinária, que a proposta atende primeiramente às reivindicações dos moradores e lojistas da região central, que segundo ele, querem que diversifiquem e qualifiquem a oferta turística. “O passeio no Centro Histórico de Cuiabá proporcionaria uma efetivação competitiva de produtos turísticos no mercado nacional  e internacional, aumentando o seu consumo.”

O vereador observou ainda que o Centro Histórico possui uma variedade cultural muito rica e uma  história fabulosa, demonstrando detalhes do crescimento socioeconômico de Cuiabá, desde o período de Moreira Cabral – Século XVII. “O projeto de lei aprovado será um instrumento que contribuirá na proposta do Executivo de revitalização do Centro Histórico, e assim, atendendo os anseios da população”, argumenta Tiago Nunes.

Adrielle Piovezan