07/06/2011
Lueci Ramos solicita da prefeitura cópia dos contratos com hospitais conveniados
Luiz Alves

Diante de indícios de que os hospitais conveniados com SUS, em Cuiabá, não estejam cumprindo o contrato, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) apresentou requerimento solicitando da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde cópia dos contratos celebrados com estas unidades de saúde.

Na sessão desta terça-feira (07/05), da tribuna da Câmara, Lueci Ramos lembrou da fila de 160 pacientes que aguardam por cirurgia ortopédica na Capital.  “Nunca há vagas disponíveis nos hospitais conveniados, principalmente para a parcela mais necessitada. O Pronto Socorro recebe os pacientes de urgência e emergência, mas depois não encontra vagas para encaminhar os pacientes”.

Para a vereadora, o Pronto Socorro que deveria atender urgência e emergência, acabou se transformando em um hospital, “enquanto ficamos na dúvida se os hospitais conveniados que deveriam estar recebendo pacientes, por meio da central de regulação, não estão com leitos sobrando e o que é mais grave, será que estes hospitais estão recebendo por estes leitos”, questiona a vereadora, no requerimento.

Outra situação destacada pela parlamentar é com relação aos 200 pacientes de Rondonópolis que aguardam por cirurgia ortopédica e que a justiça determinou a transferência para a Capital. “Não se deve priorizar atendimento, em Rondonópolis há 200 pacientes na fila, mas em Cuiabá há 160 que também necessitam de cirurgia. Queremos um atendimento igualitário”, comentou a vereadora.

Segundo a vereadora, ao ter acesso a esses contratos, será possível intervir, evitando, dessa forma, que pronto socorro fique sozinho com ônus da saúde pública de Cuiabá. “É preciso que os hospitais conveniados e a central de regulação cumpram seu dever contratual, pois somente assim o pronto socorro terá condições de atender todos àqueles que precisam de atendimento emergencial”, finalizou Lueci Ramos.

Andréia Cruz