01/06/2011
Colônia Italiana recebe homenagens na Câmara

O Dia da Comunidade Italiana foi comemorado na manhã desta quarta-feira (01/06), na Câmara de Cuiabá, com o intuito de agradecer aos relevantes serviços prestados para a Capital mato-grossense. O evento foi realizado no Plenário de Deliberações do Palácio Paschoal Moreira Cabral, numa homenagem de autoria do vereador Arnaldo Penha (PMDB), vice-presidente da Casa.

A homenagem contou com cerca de 100 italianos e descendentes. A data foi instituída no ano de 1997, na Capital, por iniciativa do então vereador Wilson Teixeira Dentinho (PMDB), para homenagear aos italianos e descendentes, que residem em Cuiabá.

Na cerimônia, dançarinos mostraram a cultura italiana, além de um teatro, relatando a chegada da colônia ao Brasil. Arnaldo Penha, na abertura, agradeceu aos italianos e seus descendentes pelos serviços prestados nesta terra.

E,  ainda mais, por terem colaborado no desenvolvimento de Cuiabá e região. “É motivo de satisfação poder comemorar essa data tão importante para este povo que fez história em Cuiabá,” relatou o parlamentar.

O arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, que também é italiano, celebrou a homília com o Salmo 22 e observou a importância de amar uns aos outros, independente de sua origem.

O presidente da Comunidade Italiana de Mato Grosso, Attilio Domenico Rondinelli, relatou a origem do povo, a vinda para Mato Grosso. Domenico afirmou que o maior objetivo da colônia é fortalecer e valorizar a cultura e a cidadania, tendo como base o valor religioso tão ponderado pelos os italianos.

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Ubiratan Spinelli, também homenageado, elogiou a iniciativa de Arnaldo Penha, mostrando-se emocionado. “Chegamos sofridos neste país, em navios, e viemos aqui para implantar uma nação, a partir daí desenvolvendo a lavoura, o comercio, a indústria, e somos muito felizes por isso”, observou Spinelli.

A representante da vice-consulesa da Comunidade Italiana no Brasil, Delma Checom, agradeceu ao vereador Arnaldo Penha, por ter comemorado a data, em Cuiabá. “Estamos em um momento histórico, e temos que comemorar com muita alegria”, afirma Delma, na tribuna externou profundo agradecimento.

Na sessão solene honrarias foram entregues a vários Italianos e descendentes que residem na capital e que possuem seus nomes registrados em nossa história, são eles: Drº Joaquim Martins Spadoni , Ana Marlene Scarabottolo, Dom Bonifácio Piccinini, Ivo Razzini, Drº André Castrilho, Maxmiliam Mayolino Leão, Olga Cândia , Constança Arruda Michelotto, Irmã Ada Gambarotto, Ettorina Bergamashi, Marta de Amorim Testolin, Delaine Cristina Ferrante Maciel da Silva de Amorim, Marisa Badini Bianchi, Névio Lotufo, Salvatore de Falco, Evandro Ballena de Brito e Gilda Ricci.

Adrielle Piovezan