25/05/2011
Audiência Pública vai debater Estadualização do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá
Luiz Alves
Vereadora Lueci Ramos e o deputado Guilherme Maluf em visita ao Pronto Socorro de Cuiabá

Em visita ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, a primeira secretária da Câmara e vereadora, Lueci Ramos (PSDB) detectou que o PSMC ainda passa por sérios problemas de gestão, no entanto, relatou que, o secretário de Saúde Municipal, Antônio Pires tem demonstrado atitudes na busca de solucionar os problemas. Segundo ela, o PSMC  necessita de uma auditoria.

"Durante a visita confirmei que 70% dos pacientes internados são do interior do  Estado, além de que existem muitos problemas graves, como por exemplo, as diversas reclamações de funcionários que não aguentam a precariedade do local, faltam ar condicionados, banheiros utilizáveis, enfim,” argumentou Lueci.

Para a parlamentar o governo do Estado precisa construir um hospital, que atenda emergências, como também aumentar o salário dos funcionários. De acordo com Lueci, uma enfermeira padrão recebe cerca de R$ 700 reais por mês para cuidar diariamente de dezenas de pacientes. “Não é justo o salário recebido pelos funcionários do PSMC”.

Na visita, a vereadora convidou os funcionários para participarem de uma audiência pública na Câmara de Cuiabá, na próxima sexta-feira (27/05), a partir das 9h00 com intuito de debater a crise no PSMC e a viabilidade da Estadualização do hospital.

“A audiência tem por objetivo saber quais as propostas apresentadas pelos secretários de saúde para melhorar o atendimento ao usuário e ao espaço físico, e qual será o envolvimento e a participação do governo sabendo que a maioria dos pacientes são do interior,” argumentou a vereadora.

Também participou da visita ao PSMC o Deputado Estadual Guilherme Maluf (PSDB).

Adrielle Piovezan