25/05/2011
Feira Campo DOurique é o mais novo ponto de encontro da cultura cuiabana

Galinha com arroz, mujica de pintado, mané pelado, pixé. Estas e outras guloseimas da culinária cuiabana fazem parte do cardápio da feira Campo D'Ourique que será realizada toda terça-feira, em frente à Câmara Municipal, das 17 às 22 horas. Quem for até a praça Paschoal Moreira Cabral vai aproveitar, ao som de boa música, a gastronomia e o artesanato local e conhecer um pouco mais sobre a história do local onde está instalada a sede do Pode Legislativo de Cuiabá.

Ontem (24), primeiro dia da feira, centenas de pessoas prestigiaram o lançamento desse mais novo espaço cultural, que pretende manter vivo o hábito do cuiabano de ir à feira, além de resgatar, revitalizar e valorizar a área central e histórica da Capital.

Gostei muito dessa feira, pois temos poucas opções de lazer nessa região de Cuiabá. É mais um atrativo tanto para os moradores como para os turistas, que terão a oportunidade de conhecer o Centro Geodésico da América Latina e desfrutar da nossa deliciosa gastronomia, comentou a funcionária pública Vânia Cristina Magalhães.

Mas o novo ponto de encontro da cultura cuiabana não atraiu somente os moradores da região central, famílias de todas as partes da Capital prestigiaram o evento. Uma delas é a família do coordenador de Obras, Doriedson de Oliveira. Cuiabano, do bairro Recanto dos Pássaros, na região do Coxipó, ele levou toda a família para saborear a culinária cuiabana. “Nossa cidade precisa de mais espaços como este, onde as famílias possam ir com mais tranquilidade”, disse.

Para os feirantes e artesãos, a feira cultural é mais uma oportunidade de negócio e de divulgação dos produtos cuiabanos e mato-grossenses. “Estamos muitos gratos por mais este espaço para comercializarmos nossos produtos, declarou a artesã Stela Gomes Pando. Ela, juntamente com a família, produz sabonetes artesanais com aromas naturais.

Na noite de inauguração, a secretária de Cultura da Câmara, Daniela Ribeiro Cardoso, lembrou que a gestão Júlio Pinheiro tem, entre outros propósitos, o resgate e a valorização das tradições cuiabana. “Estou muito feliz pela Mesa Diretora da Câmara e diversos parceiros da iniciativa privada terem acreditado neste projeto que tem o objetivo de manter viva a nossa cultura e mostrar a todos que por aqui chegarem que temos história, tradição, além de uma boa gastronomia”, declarou a secretária.

O secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, destacou a importância da feira para o turismo. “Cuiabá não pode ser apenas uma cidade dormitório e esta feira é mais opção de lazer para os cuiabanos e para os turistas”, lembrou.

Já o vereador Arnaldo Penha, que representou, no ato de inauguração da feira, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Júlio Pinheiro, falou do esforço da Mesa Diretora da Câmara em resgatar e enaltecer a tradição cuiabana, principalmente de não deixar perder antigos costumes, como o hábito de ir à feira. “Essa feira preenche uma lacuna na cultura cuiabana e será mais um ponto de encontro de famílias, amigos e de visitação para os turistas”.

Prestigiaram também a feira os vereadores Júlio Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, Adevair Cabral (PDT), Leonardo Oliveira (PSDB) e Misael Galvão (PR).

Andréia Cruz

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues