Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
20/05/2011
Em entrevista, secretária fala sobre as atividades culturais da Câmara
Daniela Cardoso, Secretária de Cultura da Câmara de Cuiabá

Em breve a Câmara vai sediar uma feira similar ao Bulixo, a “Feira Campo D’Ourique”, como será isso?

Esse é um projeto no qual nós estamos apostando muito, é um projeto que agrega muitos valores. Estamos tratando da cultura cuiabana em si, revitalizando essa cultura, que é uma linha de pensamento da Câmara. Vamos trazer de volta aqueles velhos passeios das famílias cuiabanas para a praça e ao mesmo tempo estamos voltando a agraciar o centro histórico, que está esquecido. É a maneira que encontramos para agregar tudo, os costumes e a cultura cuiabana, dando oportunidade aos artesãos  de vir a essa Casa, que é a Casa do Povo, a casa deles, e mostrar seus trabalhos. 

E como vai ser isso? Qual será a dinâmica da feira?

Ela vai ocorrer todas as terças-feiras, das 17h30 às 22 horas. Já há uma gama de expositores cadastrados. Vamos inaugurar no dia 24 de maio, com cerca de 20 expositores, mas isso poderá aumentar, dependo de como vai ficar a estrutura, o que a gente não quer é deixar ninguém desconfortável. A feira será de gastronomia e artesanato, então vai ter artesanato local, comidas típicas e outros tipos de comida. O nome, “Feira Campo D’Ourique” é em homenagem ao local mesmo. 

Como vai a questão da segurança, já que o centro fica vazio, e as pessoas têm medo, depois das 19 horas?

Nós solicitamos para a Secretaria Municipal de Transporte, quanto para a Polícia Militar, que nesses dias seja colocado guardas e policiamento militar aqui nesse período. A feira será parecida com o Bulixo, que ocorre às quintas-feiras no Sesc Arsenal, mas não fará, de maneira nenhuma concorrência.  Cuiabá, na verdade está recheada de opções, no Sesc há o bulixo às quintas-feiras, no bairro Porto às sextas-feiras, aqui às terças-feiras, na praça Oito de Abril é às segundas-feiras, e na praça Santos Dummont, a feira ocorre nos finais de semana. 

Mudando de assunto, como será a visita de São Benedito aqui na Câmara?

Procurando mais uma vez enaltecer a cultura cuiabana, vamos receber nos dias 25 e 26 a imagem de São Benedito. Chega no dia 25 de manhã, vamos receber a imagem com um “Chá cô bolo” e uma missa. A imagem do santo passar 24 horas na Casa. 

O trabalho que sua secretaria tem realizado está sendo muito comentado na mídia, a que se deve isso?

Primeiro eu quero deixar claro que esse trabalho não é meu. Quando eu recebi o convite para sentar na cadeira de secretária de cultura da Casa, no final do ano passado, o presidente Júlio Pinheiro já me convidou com uma condição. Ele disse “olha, vocês têm a missão de resgatar, fomentar e trazer a cultura cuiabana à tona”, então isso, na verdade, é um desejo do presidente. A secretaria de cultura hoje trabalha com muita união e todos os envolvidos trabalham empenhados em fazer as coisas darem certo.   

E projeto futuros, tem alguma coisa para adiantar?

Eu gosto de fazer surpresas, mas posso dizer que sobre a Festa do Senhor Divino, que passa a ser oficialmente aqui. Ele abre na Casa dos Governadores e fecha aqui.

Josiane Dalmagro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.