Início
NOTÍCIAS
17/05/2011
Câmara Municipal assume debate com o Estado para regularizar bairros de Cuiabá
Silva
Presidente do Intermat em audiência com o presidente da Câmara e demais vereadores

O passo mais importante para a regularização fundiária de pelo menos 80% dos bairros que ainda não têm documentação, em Cuiabá, foi dado na manhã desta terça-feira (17/05), durante reunião de nove vereadores com o presidente do Instituto de Terras do Estado (Intermat), Afonso Dalberto.
 
“Primeiro, chegamos à conclusão de que necessitamos ter unidade do poder público – estadual e muncipal. Ou seja: vontade política! Isso porque a regularização é essencial para redefinir o ‘abairramento’ da Capital, no curto prazo, planejamento a cidade para o futuro”, argumenta o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB). Existe a expectativa de que quase 30 mil imóveis sejam regularizados em menos de dois anos.
 
O vice-presidente da Câmara, vereador Arnaldo Penha (PMDB), garantiu que, em conversa recente com o governador Silval Barbosa (PMDB), recebeu a garantia de que a regularização fundiária urbana da Capital está entre as prioridades do seu governo.
 
O presidente do Intermat, Afonso Dalberto, explicou que, em principio, o órgão deve priorizar, com o Poder Legislativo da Capital e a Prefeitura, os bairros cujos processos de regularização já estão em andamento. Para isso, ele crê que, em poucas semanas, o Intermat deve terminar uma revisão no georreferenciamento de Cuiabá.
 
Por conta disso, Afonso Dalberto anunciou que o governador Silval Barbosa determinou que o Estado trabalhe exclusivamente com a titulação definitiva, deixando de lado o antigo documento conhecido como Cessão de Direito Real de Uso (CDRU), instituído em 2005 pelo então prefeito Wilson Santos. “Esse documento não dá sustentação ao domínio e o governador não aceita incluí-lo”, justifica o presidente do Intermat.
Atendendo pedidos dos vereadores Chico 2000 (PR) e Misael Galvão (PR), os bairros São Matheus, atrás da Unic (Beira-Rio); e João Bosco Pinheiro (Grnade CPA), devem ser os primeiros a serem regularizados, em poucos meses, pelo novo formato da parceria.
No primeiro passo prático, o Intermat e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários devem identificar as áreas do município, do Estado e da União em que há bairros irregulares. Feito isso, o georreferenciamento irá identificar o tamanho de cada propriedade, bem como áreas verdes e de equipamentos comunitários, entre outras, para definição do loteamento e sua regularização final.
 
Na semana que vem, provavelmente na próxima quarta-feira (23/05), deve acontecer nova reunião no Palácio Paschoal Moreira Cabral, com representantes da Câmara de Cuiabá, Prefeitura Municipal, Intermat, Assembléia Legislativa e representantes de alguns bairros a serem beneficiados – movimento comunitário.
 
Com aval do prefeito Francisco Galindo Filho (PTB), Júlio Pinheiro comunicou ontem mesmo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Victor Monteiro da Silva, sobre a necessidade de começar o trabalho nesta quarta-freira (18/05).
 
Além de Pinheiro, Arnaldo Penha, Chico 2000 e Misael Galvão, também participaram da reunião os vereadores Toninho de Souza (PDT), Pastor Washington Barbosa (PRB), Marcus Fabrício (PP) e Adevair Cabral (PDT).

Ronaldo Pacheco



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
27/02 - Vereadores aprovam requerimentos para realização de sessões solenes
27/02 - Câmara de Cuiabá inaugura revitalização do Arquivo Geral Vereador Clóvis Hugueney Neto
27/02 - Sala da Mulher discute programação para março mês das mulheres
27/02 - Lei do Silêncio será tema de audiência pública na Câmara de Cuiabá
27/02 - Mesa Diretora realiza sessão solene em homenagem as servidoras da Câmara
27/02 - Vereador Luís Claudio divulga folheto com dicas de segurança para o carnaval
22/02 - Nota de Pesar |Hermenegilda Siqueira Silva
21/02 - Arquivo Geral receberá nome do Vereador Clóvis Hugueney
21/02 - ONG faz do apito arma contra importunação sexual no Carnaval
21/02 - Vereador Renivaldo Nascimento realiza atendimentos externos
21/02 - Dr. Xavier: "Nova ponte do Taquaral {Terra Vermelha} é conquista nossa em prol dos produtores familiares"
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.