16/05/2011
Punição exemplar para abusadores sexuais de crianças é um dos caminhos, avaliam autoridades

Durante audiência pública para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescente, na Câmara de Cuiabá, comemorado neste dia 18 de maio, o Policial Rodoviário Federal (PRF), Átila Calonga, disse, na tribuna, que um novo formato de punição contra os abusadores precisa ser discutida e implantada, com urgência. “Caso contrário, ações de combate ao abuso sexual infantil não terão grandes avanços”, argumenta Átila Calonga.

Para ele, o governo tem consciência das deficiências do Estado e tem, por obrigação, de ir ao encontro do enfrentamento desses problemas, para serem finalmente sanados.

“Estamos assinando um atestado de incompetência frente a esses problemas. O governo não está se prevenindo contra esses graves problemas sociais que aflige a população, como é o caso das drogas e da violência”, justifica Átila. Para o PRF, falta vontade política em trabalhar o essencial, sendo essa, uma necessidade para o bem comum.

Dezenas de conselheiros tutelares e comunidade participaram da audiência pública de autoria do vereador Roosivelt Coelho, líder do PSDB na Câmara de Cuiabá, realizada nesta segunda-feira (16/05) no Plenário Paschoal Moreira Cabral. De acordo com o parlamentar, policiais afirmam que a violência vai aumentar muito nos próximos anos com o advento da Copa do Mundo de 2014, na qual Cuiabá será uma das sedes. Com isso, há a necessidade de fiscalizar e aumentar ações de apoio às crianças e adolescentes.

“Não podemos deixar passar em branco os dias, o governo tem que investir em ações sociais de combate a violência contra as crianças e adolescentes, como também, combater a violência de modo geral e as drogas. O governo está somente preocupado com as obras estruturais e isso não é o mais importante, é preciso enfocar a base familiar.” E questionou. “Do que adianta a cidade transformada fisicamente, sendo que cada família está se transformando em um centro de recuperação de drogas,” argumentou o vereador tucano.

Também participou da audiência o vereador Tiago Nunes (PSDB).

Adrielle Piovezan