26/06/2007
Historiador reafirma localização do Marco do Centro Geodésico da América do Sul
Secom Câmara/CBA
Aníbal Alencastro - historiador
O marco do Centro Geodésico da América do Sul é um patrimônio histórico e cultural do povo cuiabano, o símbolo se consagra quando da promulgação do decreto-lei nº 241/72 de 29/12/1972, que oficializou o Centro Geodésico da América do Sul na estampa central da Bandeira do município de Cuiabá. A afirmação registrada no espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá é do historiador Aníbal Alencastro.

Segundo Aníbal o marco foi determinado pela comissão Rondon em 1909, e os cálculos foram efetuados pelo tenente Renato Barbosa Rodrigues Pereira, através de cálculos matemáticos, geográficos e astronômicos, confirmaram o local como Campo D”Ourique, com as seguintes coordenadas geográficas: latitude 15°35’56’ ao Sul da linha do Equador, e longitude 56°06’05’’ a oeste do meridiano de Greenwich, cujo ponto é reconhecido pela D.S.G. Diretoria do serviço Geográfico do Ministério do Exército, de conformidade com a folha topográfica de nomenclatura SD21. Z-C-V-Z na escala 01h50min. 000 de Cuiabá, editada em 1975.

A primeira descrição da situação geográfica da cidade de Cuiabá como Centro da América do Sul esta registrada nos anais da história mato-grossense, ainda no período colonial pelo primeiro historiador da Capitania de mato Grosso Joseph Barbosa de Sá.

Durante a execução do trabalho o Marechal Rondon sempre mandava que se colocasse marcos por onde passava fundamentais para localização posterior e certificação dos locais estudados. Esta é a causa, segundo o historiador Marco Pessoa, da confusão feita na atualidade com um algum marco encontrada na bela cidade de Chapada dos Guimarães (onde foram colocados vários), sobre a exata localização do centro Geodésico, mas que pode ser desfeita quaisquer dúvidas consultando o Centro Geográfico do Exército Brasileiro, bem como os trabalhos originais do Marechal Rondon.

Desde o momento da determinação do local como Centro Geodésico da América do Sul, cogitou-se como forma de valorizar o local, a construção da sede do Poder Legislativo Estadual o que veio a se concretizar somente no ano de 1972, após um acordo entre a municipalidade, dona do local, e o governo do estado para a cessão da área para a Assembléia Legislativa em troca da construção de uma sede própria para a Câmara Municipal de Cuiabá pelo governo do estado.

Posteriormente, em 2005, quando da mudança da Assembléia Legislativa para sua sede nova no Centro Político Administrativo – CPA, a Câmara Municipal de Cuiabá reconquistou o local para o município.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues