15/04/2011
Preservação do meio ambiente é umas das principais bandeiras de Tiago Nunes‏

Defender e realizar ações para reduzir os danos causados pelo homem ao meio ambiente, com envolvimento de toda a comunidade cuiabana. Esta é uma das principais bandeiras do vereador Tiago Nunes (PSDB), de 26 anos, caçula na Câmara Municipal de Cuiabá.

Para o parlamentar tucano, se o poder público, entidades de classe, escolas, empresas e a comunidade em geral não tiverem consciência da importância de se preservar o meio ambiente, as futuras gerações enfrentarão sérios problemas com o acúmulo de lixo, falta de água, aumento do calor, dentre outros.

Para incentivar as empresas que priorizam o desenvolvimento sustentável, através de atividades relativas à preservação ambiental, o vereador sugeriu à Câmara Municipal a criação do certificado “Selo Verde”. “É uma forma de estimular e reconhecer o desempenho das empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente”.

Conforme as regras previstas no projeto, serão homenageadas as empresas que acompanhar as normas legais e os preceitos técnicos necessários para a proteção ambiental; possuir programa de coleta seletiva; que tem responsabilidade social e ambiental, sendo multiplicadores de uma consciência transformadora dos funcionários na comunidade a qual estão inseridos e interação com a comunidade.
No entanto, além da questão ambiental, Tiago Nunes possui ações voltadas para os jovens, melhor idade, crianças e melhorias para o trânsito, saúde, segurança e educação, entre outras.
Para a área da educação, o parlamentar defende o período integral para o ensino fundamental e a construção de creches em todos os bairros. “Os pais saem para trabalhar e não têm onde deixar os filhos, que acabam ficando na casa de vizinhos ou parentes”. A criação de escolas profissionalizantes é outra luta do parlamentar. Para ele, o poder público, em parceria com entidades, devem se unir e oferecer cursos de qualificação para a população, principalmente para os jovens que estão em busca do primeiro emprego.
Uma bandeira bastante defendida pelo parlamentar é a revitalização do centro histórico de Cuiabá e de bairros antigos como o Porto. “São regiões importantes da nossa Capital, mas que, infelizmente, estão abandonadas pelo poder público”.

Quanto ao trânsito de Cuiabá, Tiago Nunes diz que é contra o rodízio de veículos sem a implantação de um sistema de transporte coletivo eficiente. “O transporte público que temos hoje não atende a população, por isso, para se pensar em rodízio, primeiro é preciso melhorar o transporte coletivo”, afirma o vereador.

De família tradicional da política mato-grossense, Tiago Nunes desde muito cedo milita na vida pública cuiabana, lutando por melhores condições de vida, principalmente das comunidades menos favorecidas. “Como vereador, sei da minha responsabilidade em poder contribuir para tornar Cuiabá uma cidade cada vez melhor para se viver”.

Andréia Cruz

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo