13/04/2011
Grupo de reabilitação visita exposição de fotos históricas de Cuiabá, no saguão da Câmara
Silva
Pacientes do grupo de reabilitação ‘parkinsonianos’ visita exposição na Câmara

A Câmara de Cuiabá recebeu na manhã de hoje (13/04) cerca de 20 pacientes do grupo de reabilitação ‘parkinsonianos’ Dom Aquino Corrêa. O grupo visitou a exposição que comemora o aniversário de 292 anos de Cuiabá, ‘Ispia aí sua Cidade’, no saguão do Palácio Pascoal Moreira Cabral.  São cerca de 70 fotos que revelam um pouco da história da cidade no Século XX, uma Cuiabá ainda não vista por muitos.

A responsável pelo grupo de ‘parkinsonianos’, a fisioterapeuta Flávia Tortorelli, durante a visita, agradeceu ao convite da Secretária de Cultura da Câmara, Daniela Ribeiro Cardoso, pela oportunidade de apresentar imagens tão importantes, no contexto histórico-cultural da cidade.

“A oportunidade de visitar a exposição e, consequentemente, trabalhar na melhoria motora dos pacientes, num intercâmbio da arte como forma de terapia, representa um processo de reabilitação e inserção na comunidade”, argumenta Flávia Tortorelli.

“É bom para os pacientes conhecerem o espaço da Câmara Municipal, desta forma eles interagem junto à comunidade, melhorando muito o processo de tratamento”, argumenta a fisioterapeuta do Centro de Reabilitação.

Daniela Cardoso afirma que outros grupos tendem a vir cada vez mais, na Câmara, para conhecer, além das exposições periódicas, o próprio funcionamento do Poder Legislativo da Capital.

Especificamente sobre o mal de Parkinson, Flávia Tortorelli explica que é uma doença neurológica, que afeta os movimentos do individuo. Geralmente, causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, e alterações na fala e na escrita.

Adrielle Piovezan com Ronaldo Pacheco

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)