20/06/2007
Famílias japonesas são homenageadas na Câmara
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Clovito homenageia comunidade japonesa
Cinco famílias de japoneses e seus descendentes foram homenageados na Câmara Municipal de Cuiabá, na noite de segunda-feira (18), em virtude do “Dia da Imigração Japonesa”, celebrado na mesma data. As moções de aplausos, de autoria do vereador Clóvis Hugney (Clovito – PTB) foram entregues durante sessão solene que reuniu grande participação ocidental na Casa de Leis.

O que seria apenas uma solenidade comemorativa se transformou em noite de festa, com apresentações artísticas e culturais realizadas por crianças, adolescentes e adultos, enfatizando ao público presente que apesar da imigração, os costumes não se perdem no tempo.

Pedro Luiz Shinohara; Jaime Okamura; Adair Matsubara; Eneida Yonezawa e; Naomassa Uemura receberam das mãos do vereador Clovito, as moções de aplausos. O parlamentar enfatizou que se trata de grande honra “as homenagens” que, segundo ele, são parte do reconhecimento das histórias e lutas desse povo que, desde a chegada em Mato Grosso muito, têm cooperado para o desenvolvimento local.

Os vereadores Domingos Sávio (PMDB); Marcus Fabrício (PP); Enelinda Scala (PT); além de Clovito que presidiu o evento, participaram da sessão que foi seguida da exposição “Memória da Migração Japonesa em Mato Grosso”, organizada pela professora mestre, historiadora e pesquisadora da imigração e migração dos japoneses para o Estado, Aldina Cássia Fernandes.

Conforme a professora, o tema foi pesquisa de seu mestrado que deu ênfase à Gleba Rio Ferro, primeira colônia japonesa do Estado, na década de 50. Com grande acervo sobre o assunto, a mestre dá seqüência à pesquisa que culmina com o centenário da imigração, que acontece em 2008.

Estatísticas ainda em fase de elaboração devem apontar no próximo ano, estimativas relacionadas ao número de japoneses e seus descendentes que vivem no Estado, entre outras questões, conforme destacou.

A mestre explicou que, apesar da imigração o povo procura manter sua cultura e dentre os traços culturais o que permanece mais forte são as danças típicas e o guetobol, “muito importante para os anciãos, como diversão”, explica. O evento culminou com um jantar, servido à base de comidas típicas do Japão.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!