12/04/2011
Toninho de Souza pede soldados da Guarda Municipal nas policlínicas de Cuiabá
Silva
Vereador Toninho de Souza

Qual é o verdadeiro papel da Guarda Municipal (GM) de Cuiabá. Este questionamento foi feito pelo vereador Toninho de Souza (PDT), na sessão ordinária desta terça-feira (12-04), na Câmara Municipal. Por meio de uma indicação, o parlamentar está solicitando do Executivo a presença dos soldados da GM nas policlínicas da capital do Estado.

O pedido visa dar maior segurança aos profissionais que trabalham nas unidades de saúde instaladas em várias regiões de Cuiabá. A indicação se faz necessário. No último domingo, dia 10, na Policlínica do CPA 1, foi registrado um caso de invasão de um bando armado que pressionou enfermeiros e médicos plantonistas exigindo atendimento imediato a um paciente ferido, além de ter provocado a maior quebradeira no local.

No momento da ação não havia sequer um segurança habilitado para conter a violência dos bandidos, todos portando revólveres. Para Toninho de Souza, está na hora da Guarda Municipal provar a sua existência em Cuiabá, resguardando o patrimônio público e a segurança dos funcionários da prefeitura municipal.

"Há um ano os soldados da Guarda Municipal foram empossados após passarem no concurso público da prefeitura. Mas, infelizmente, até agora não está provando para que veio. Não vejo Guarda Municipal nas ruas ou em algum órgão que pertence ao município. Esse caso de violência na Policlínica do CPA força a cobrança para que a GM realmente comece a desempenhar sua verdadeira função, que é resguardar o patrimônio público", salientou Toninho.

O parlamentar ressalta que houve um grande investimento para tirar a Guarda Municipal do papel. De acordo com Toninho, a prefeitura investiu na formação dos 33 GMs, comprou veículos como várias motos, uniformes, além do salário de toda a guarnição. "Não estamos em época de ficar jogando dinheiro fora. A GM recebeu investimento para estar na ativa, mas não justifica sua existência aqui em Cuiabá. Espero pela compreensão do prefeito Chico Galindo em atender esta reivindicação para o bem de Cuiabá", disse.

A Guarda Municipal está vinculada a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cidadania (Smec) sob comando de Moisés Dias.

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara