Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
01/04/2011
Semáforos de Cuiabá poderão ter vocalização sonora para deficientes visuais
Cuiabá deverá ter semáforos com vocalização sonora para deficiêntes visuais, caso a prefeitura atenda a proposta do vereador Roosevlt Coelho, líder do PSDB na Câmara de Cuiabá. A sugestão será apresentada na próxima sessão ordinária de terça-feira (05/04).
De acordo com Roosevelt, a indicação é referente às diversas dificuldades que as pessoas com deficiências visuais passam no seu dia-a-dia, em Cuiabá. “A iniciativa é mais uma ação de inclusão social e de respeito com as pessoas portadoras de necessidades especiais", diz o vereador, acrescentando que o requerimento tem por objetivo o resgate à cidadania, argumenta.
Com os novos semáforos, o deficiente visual vai acionar o semáforo através de um botão e, em seguida, uma voz gravada vai orientá-lo: “aguarde o bip sonoro para iniciar a travessia”.
Assim que começar a soar o bip em alto volume, o deficiente terá um tempo determinado para atravessar, tendo a certeza de que o sinal está fechado para veículos.
O mesmo sinal sonoro vai avisar quando o semáforo for encerrar o tempo da travessia, dando a oportunidade ao usuário de ficar na calçada e não se acidentar. Ainda segundo o vereador, o equipamento terá uma placa com texto em Braille informando quanto ao uso.
Adrielle Piovezan

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.