29/03/2011
Projeto de lei prevê a construção de centro de reabilitação para profissionais da educação
Um projeto de lei de autoria do vereador Everton Pop (PP) autoriza o Executivo Municipal a instituir centros de reabilitação para os profissionais de educação da rede municipal de ensino para tratamento de doenças e atendimentos de caráter preventivo.
O projeto de lei prevê que o centro de reabilitação dos educadores deverá oferecer tratamento na área de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e atendimento cardiovascular.
Conforme a matéria, as unidades de reabilitação deverão ser criadas no prazo máximo de dois anos, após aprovação da lei e as despesas decorrentes da execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.
Segundo Pop, o projeto tem como objetivo reabilitar os profissionais da educação com doenças profissionais. Segundo pesquisas, os docentes e quadro de apoio escolar sofrem desgaste dos músculos, principalmente nos braços e pernas, na voz e audição, além de distúrbios psicológicos provocados por estresse e outras doenças decorrentes de movimentos repetitivos no exercício da atividade profissional.
Como justificativa, o parlamentar lembra que “o número de profissionais afastados de suas atividades por doenças causadas no ambiente de trabalho tem crescido a cada dia, o que poderia ser evitado caso houvesse acompanhamento médico periódico e sistemático”, ressalta Everton Pop.
Josiane Dalmagro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues