22/03/2011
Jornalistas de MT organizam Congresso Estadual entre os dias 08 e 10 de abril
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) convida a todos os profissionais e estudantes de jornalismo do estado para o III Congresso Estadual de Jornalistas de Mato Grosso, que será realizado entre os dias 8 e 10 de abril na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado, em Cuiabá.
O evento em parceria com a Câmara de Cuiabá, abordará temas de interesse da categoria, com debates que apontem reflexões, mas também ações acerca da profissão que passa por mudanças significativas, como a decisão do STF pela não obrigatoriedade de formação específica para jornalistas (em 2009), além de vários outros assuntos que são constantes no meio.
A programação prevê oficinas na tarde do dia 8 com diversos temas: Comunicação Comunitária, Rádio Comunitária, Assessoria de Imprensa e Fotografia. A noite, os jornalistas farão a abertura oficial do evento, junto aos blogueiros, que realizam encontro regional no mesmo período e local. Depois da abertura oficial, a jornalista Bia Barbosa, do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação e a jornalista Sônia Zaramella, professora da Universidade Federal de Mato Grosso, e um representante da Fenaj (nome a ser confirmado pela entidade), falam sobre o tema do encontro “A notícia, o comunicador e os desafios da sociedade contemporânea”.
No sábado de manhã, o jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim vai abordar temas relacionados à internet e os desafios que esse meio de comunicação implica aos jornalistas e ao jornalismo em si. A tarde é reservada para apresentação de teses e discussões sobre as propostas que poderão ser encaminhadas à Fenaj, para que sejam apresentadas no próximo Congresso Nacional da entidade. Em seguida, artistas locais farão apresentações culturais diversas em um sarau que será aberto para todos os participantes.
No domingo, último dia de atividades, os jornalistas devem participar do fechamento do Congresso, com a plenária final, seguida do debate sobre a formação específica para jornalistas. Para esta mesa, o Sindjor-MT convidou os três senadores por Mato Grosso, Jayme Campos (DEM), Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) para participar desta discussão, uma vez que o Projeto de Emenda Constitucional que trata da exigência de formação específica para o exercício da profissão de jornalista (PEC 033/09) voltou a tramitar no Senado Federal.
Para a presidente do Sindjor-MT, Keka Werneck, esse é um momento importantíssimo para a categoria parar por três dias e pensar sobre os problemas que nos atingem o ano todo. "Os palestrantes são excelentes! Esse congresso é uma grande oportunidade de reflexão e deliberações, lembrando que sexta, dia 8 é feriado, e que haverá certificado para todos os participantes. Um Congresso sempre traz novas informações e faz a gente pensar. Participem!", convida.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem entrar em contato com Everaldo Galdino pelo telefone (65) 96058068 ou pelo e-mail everaldo.galdino@gmail.com . Os valores promocionais, até o dia 28 de março, são: estudantes R$ 20,00; jornalistas sindicalizados e em dia R$ 30,00, jornalistas sindicalizados com mensalidade atrasada, não sindicalizados e demais interessados R$ 50,00.
Da Assessoria / SindJor-MT

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!