16/03/2011
Audiência Pública promovida por Câmara e Assembléia vai discutir saúde pública de Cuiabá‏
A realização de audiência pública, promovida em conjunto pela Câmara de Cuiabá com a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, no plenário Milton Figueiredo do Edifício Dante de Oliveira, a partir das 15hs desta quinta-feira (17/03), vai discutir os problemas na saúde pública de Cuiabá e as principais alternativas. Devem fazer parte da discussão as crises verificadas, atualmente, como a greve dos médicos em Várzea Grande e a troca de Secretário de Saúde na Capital.
O vereador Arnaldo Penha (PMDB), vice-presidente da Câmara reiterou, na sessão ordinária desta terça-feira (15/03) a importância do evento, que será realizado, conjuntamente, pela primeira vez na história.
Pelo convite, a audiência contará com a participação dos vereadores de Cuiabá, representantes dos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia e Enfermagem, e Sindicato dos Médicos. Também, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil-MT e representante da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso.
O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), observa que é de suma importância discutir a crise na saúde, como forma de criar alternativas para vencer os principais problemas enfrentados, atualmente. “A saúde da Capital está umbilicalmente vinculada à solução dos municípios pólos”, pondera Pinheiro.
“Cuiabá tem enfrentado grandes problemas na área da saúde, principalmente por receber uma grande quantidade de pacientes do interior e até de outros estados, por isso, precisamos nos unir e encontrar soluções nos serviços oferecidos pelo SUS”, argumenta Pinheiro.
A audiência pública vai contar também com a presença dos secretários de Saúde do Estado, Pedro Henry, e de Cuiabá e Várzea Grande, Maurélio Ribeiro e Renato Tetilla (respectivamente).
Adrielle Piovezan