04/03/2011
Tiago Nunes propõe audiência para discutir revitalização do centro histórico de Cuiabá
O vereador Tiago Nunes (PSDB) apresentou requerimento para que seja realizado, em parceria com o deputado estadual Guilherme Malouf (PSDB), audiência pública para debater o tema “Revitalização do centro histórico de Cuiabá”.
O  vereador observa que é necessário iniciar um processo de revitalização, conservação e valorização deste importante patrimônio cultural mato-grossense.
 “Com a vinda da Copa do Pantanal em 2014, a Capital se tornou centro das atenções no quesito transformação, e requer que discutamos com a sociedade o que está previsto para o Centro Histórico”.
Tiago Nunes argumenta ainda que, é prioridade discutir uma solução que atendam os interesses dos moradores e comerciantes locais. “Essa é uma preocupação que existe nas duas esferas do legislativo, por isso, a união da Assembléia e Câmara”, assegura o vereador tucano.
A audiência pública está marcada para o dia 14 do mês de abril no auditório Deputado Milton Figueiredo, localizado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Histórico
Formada pelas primeiras vias urbanas da cidade, o Centro Histórico de Cuiabá, foi aberto a partir da descoberta de ouro às margens do córrego da Prainha, no ano de 1722, fundamental para definir os eixos de ocupação da cidade, à margem do córrego da Prainha. Desde então, a cidade foi crescendo e consolidando outros espaços, como o quadrilátero do largo da matriz, onde, além dela, estavam o pelourinho, a casa de câmara e cadeia e a residência dos ouvidores e juízes-de-fora.
Os estudos para o tombamento começaram na  1980, tendo sido ele aprovado em 1988 pelo conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Por motivos políticos, o tombamento só foi efetivado em 1993, com a inscrição da área nos livros histórico, de belas artes e arqueológico, etnográfico e paisagístico.
A área tombada do centro histórico possui 13 hectares, onde estão cerca de 400 imóveis. Há ainda a área de entorno, com mais 600 imóveis e 49,7 hectares.
Adrielle Piovezan