22/02/2011
Pulseira eletrônica em maternidades de Cuiabá pode virar lei, em breve
O seqüestro ou troca de bebês, infelizmente, ainda é uma realidade nas maternidades brasileiras. Para evitar que isso ocorra nos hospitais e maternidades públicas e privadas da Capital, o vereador Roosivelt Coelho (PSDB) apresentou projeto de lei obrigando estas unidades de saúde a colocar pulseiras com sensor eletrônico sonoro nos recém-nascidos.
Conforme o projeto, imediatamente, após o parto, a criança receberá uma pulseira com identificação, que será retirada somente quando o bebê tiver alta, na presença da mãe ou do responsável.
Para garantir a segurança dos recém-nascidos, os hospitais e maternidades terão de instalar, em todas as saídas, sistemas que acionem o dispositivo sonoro da pulseira.
Segundo o vereador, essa medida contribui com a luta em defesa da família e da mulher, além de aumentar a segurança nas unidades de saúde.  “O uso da pulseira eletrônica já é lei em São Paulo. Agora, Cuiabá também precisa aprovar um projeto como este que beneficiará centenas de pessoas, justifica o parlamentar”.
 Andréia Cruz