14/02/2011
Cuiabá deve ter seu primeiro Crematório Municipal, em projeto de Totó César
Pelo menos 250 mil pessoas devem ser beneficiadas com a construção de Cemitério, Capela e Crematório Municipal no Grande CPA (Morada da Serra), região Norte de Cuiabá. A avaliação partiu do vereador Totó César, líder do PRTB, ao cobrar que a Prefeitura Municipal dê início imediato às obras de execução do projeto já elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e aprovado no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (CMDU).
Totó César considera imprescindível que a municipalidade execute, em caráter de urgência, as obras do Cemitério do Grande CPA, para reduzir o sofrimento de milhares de família – a maioria de baixa renda.
“São centenas de milhares de famílias que são obrigadas enterrar seus entes queridos em campos santos que ficam a até 40 quilômetros de distância, sendo que isso poderia ser feito em menos de três quilômetros, caso a Morada da Serra tivesse um cemitério para atemdê-la”, argumenta ele.
O líder do PRTB na Câmara observa que é desumano exigir das pessoas que perdem um parente sejam obrigadas a percorrer, em féretro, uma distância quase igual à de Cuiabá para Chapada dos Guimarães. Ele crê ser possível aproveitar o estudo do IPDU e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente  (Sema) para acelear a obra e, já em 2012, inaugurar o Cemitério e Crematório Municipal do CPA.
Fato histórico
Como origem no CPA-III e decana na Câmara, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) recordou que a primeira solicitação de Cemitério Municipal para a Grande Morada da Serra partiu do então vereador Arnaldo Camarão (PTB), ainda na década de 80. Depois, o jornalista e à época vereador Lino Pinheiro (PMDB) fez o mesmo pedido para a municipalidade.
Arnaldo Camarão e Lino Pinheiro eram moradores do CPA-I. A Prefeitura Municipal indeferiu o pedido dos vereadores, na época, argumentando que o “lençol freático seria contaminado pelo cemitério”. Contudo, estudos recentes do IPDU e da Sema comprovam que já há condições tecnológicas de construir o cemitério sem qualquer comprometimento ambiental.
 Ronaldo Pacheco

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital