09/02/2011
Polícia Civil elucida furto de memórias de computador na Câmara e pede prisão de culpada
O delegado Francisco Kunze, da Polícia Civil do Cisc Verdão, anunciou hoje (08/02), em entrevista coletiva com a mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, no gabinete da Presidência do Palácio Pascoal Moreira Cabral, que conclui neste sábado (12/02) o inquérito policial que apura o furto de HDs (memórias de computador), ocorrido em 12 de janeiro, por volta das 12 horas, nas dependências do Poder Legislativo.
Ao final do inquérito, Francisco Kunze vai pedir a prisão preventiva de Eliane Soares Mathias, 45 anos, única suspeita do crime, identificada através de imagens periciadas pela Polícia Civil e pelo Departamento de Polícia Federal em Mato Grosso. Além disso, as investigações apontaram a vida pregressa de Eliane Mathias, com nove passagens pela Polícia de Santa Catarina pelo mesmo crime: fruto de HDs de computador, em órgãos públicos.
O delegado Francisco Kunze explica que a suspeita é viciada em entorpecentes – dependente química – e utilizaria dessa prática para comprar drogas ilícitas. “Posso lhes assegurar que não houve roubo político, na Câmara”, disse ele, ao agradecer à Polícia Federal o êxito nas investigações.
Eliane Soares Mathias terá sua prisão preventiva solicitada ao Poder Judiciário de Mato Grosso, segundo Kunze, porque está enquadrada nos crimes de estelionato (171), furto (155) e dano (163).
Sindicância
O segundo vice-presidente da Câmara, vereador Antônio Fernandes (PSDB), explicou que a Comissão de Sindicância do Poder Legislativo está aguardando as imagens de posse da Polícia Judiciária Civil para concluir seus trabalhos.
A Comissão de Sindicância é formada apenas por servidores de carreira: Giancarlo Cássio de Oliveira Bello (presidente), funcionário da consultoria jurídica; Autair Ferreira Zeferini (relator) e Cláudio Humberto Craveiro (membro), que é presidente da Associação dos Servidores da Câmara.
Ronaldo Pacheco