05/01/2011
Júlio Pinheiro é contra privatizar Sanecap, enaltece PAC e crê em universalizar abastecimento
Mesmo sendo favorável à discussão de alternativas para a busca de recursos que possibilitem investimentos em água e esgoto, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), afirmou hoje (05/01/11) ser totalmente contrário à possível privatização da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). A postura de Pinheiro foi manifestada durante reunião com o presidente da Sanecap, Antônio Carlos Ventura Ribeiro, na Presidência da Câmara, quando discutiram a necessidade de acelerar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a universalização no abastecimento de água e a ampliação da tarifa social ao consumidor de baixa renda.
“Creio que a privatização ou mesmo terceirização da Sanecap esteja fora de questão e, pelo que conversei até aqui com os colegas, seria um tema de difícil aprovação em plenário, nesta Casa de Leis”, argumentou Pinheiro. Antonio Carlos Ventura respondeu que, na administração Francisco Galindo, não existe até o momento qualquer proposta de privatização ou terceirização dos serviços de água e esgoto.
Júlio Pinheiro anunciou que a Câmara deve criar uma Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do PAC, em Cuiabá. “A idéia é contribuir com a administração e não intimidar ou punir. Queremos exatamente que as obras saiam do papel e beneficiem milhares de famílias na Capital mato-grossense”, aponta Pinheiro.
O presidente da Câmara solicitou que seja refeito o estudo de universalização do abastecimento de água de Cuiabá. “É essencial que o precioso líquido cheque a todas as casas de nossa cidade, indistintamente. É inadmissível que falte água, como ocorre atualmente, num município cortado por um rio tão caudaloso quanto o Cuiabá”, resume o dirigente do Legislativo.
Em outra vertente, Pinheiro decidiu que a Câmara iniciará um estudo, em conjunto com técnicos da Sanecap, avaliando a possibilidade de ampliação da abrangência da tarifa social. Ventura Ribeiro afirmou que, sem investimentos maciços no setor, se torna difícil ampliar os benefícios da tarifa social. “Caso as obras do PAC e outros investimentos sejam viabilizados com urgência, então, teríamos condições de atender um maior número de famílias”, respondeu Antônio Carlos Ventura, ao questionamento de Pinheiro.
Da AssessoriaRonaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues