19/11/2010
Cuiabá vai ter Copa de Futebol para integrar comunidades e buscar futuros craques
O incentivo à prática esportiva para uma vida saudável e a integração das comunidades pelo desporto tendem a ficar robustecidas com a instituição da Copa Oficial Municipal de Futebol Amador de Cuiabá, o “Peladão”.  É o que determina projeto de lei de autoria do vereador Arnaldo Penha (PMDB), apresentado no plenário da Câmara de Cuiabá.
A proposta pretende estimular jovens e adultos a praticarem o esporte, mantendo boas condições de saúde, além de propiciar na copa o surgimento de novos craques da capital mato-grossense.
De acordo com o projeto apresentado em plenário, poderá participar da competição qualquer equipe amadora, nas seguintes categorias: livre; de 12 a 15 anos; categoria veterano, acima de 35 anos e categoria máster, acima de 50 anos.
A Copa Oficial após aprovada pela Casa de Leis será realizada todos os anos, ficando sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania. Como incentivo à participação, o projeto veda a cobrança de qualquer taxa de inscrição ou outro tipo de subvenção das equipes que quiserem participar.
Segundo Arnaldo Penha (PMDB), faltam campeonatos amadores, em Cuiabá, o que acaba prejudicando a pretensão de jovens e adultos de ter acesso à prática do futebol.
“A idéia é estimular jovens a praticarem o esporte, na qual abre portas para novos talentos e mantém distante do risco de entrar para ‘caminhos obscuros’, como o mundo das drogas”, pondera o vereador peemedebista. “Além disso, muitos talentos do futebol mato-grossense acabam desistindo antes mesmo de começar e nossos futuros craques vêem seus sonhos se exaurirem prematuramente”, argumenta Penha.
Adrielle Piovezan