31/05/2007
Ação da Polícia Militar reduz índice de criminalidade no Porto
A Polícia Militar registrou queda de 80% no índice de criminalidade do bairro Porto, na região central de Cuiabá, em relação a 2005. Em discurso na Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31) na Câmara Municipal de Cuiabá, o soldado PM Rogério Sena da Silva destacou que a redução no número de roubos e tráfego de drogas é fruto de um trabalho envolvendo comerciantes locais, 12 policiais militares e fiscais da Prefeitura.

Conforme Sena, o projeto começou há dois anos com o policiamento ciclístico. “O diferencial deste bairro é que há área comercial ao lado de residências. Também foi constatado um elevado índice de moradores de rua e usuários de drogas”, explica. Com o propósito de aproximar a comunidade da polícia, foram realizadas assembléias com a participação do então comandante do 1º Batalhão da PM, coronel Osmar Lino Farias, moradores, e do então secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, vereador Edivá Alves (PSDB).

“Os moradores passaram a confiar na polícia e denunciar as irregularidades. Divulgamos, inclusive, os números dos nossos celulares para que os moradores entrem em contato nos caso de urgência”, explicou Sena.

A partir da parceria com a Prefeitura, foram realizadas abordagens solidárias para retirar os mendigos das ruas e dos barracos que funcionavam como boca-de-fumo. “Mais de 100 moradores de rua foram levados para os albergues municipais”, frisa.

A Polícia Militar também desenvolve no bairro o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed). Ao todo, 50 policiais militares atuam no trabalho de prevenção. “Fazemos palestras nas escolas municipais e estaduais. As crianças ganham apostilas e ficam informadas sobre os efeitos nocivos das drogas”, destaca Sena. No próximo dia 15 de junho, 60 estudantes vão participar de uma solenidade de formatura, às 17h, na praça do bairro.

Os diretores de escola interessados no programa podem solicitar as palestras pelo telefone (65) 3901-9130.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!