15/10/2010
Pastor Washington apresenta emenda que garante recursos específicos para o COMAD
Através de emenda modificativa no orçamento da Secretaria  Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano  - LOA 2011  o vereador Pastor Washington (PRB)  pleiteia  recursos  para  o Conselho Municipal  Antidrogas. O valor de R$ 300 mil deverá ser aplicado na estruturação e potencialização do Conselho  através do  Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, a qual  desenvolverá ações com os seguintes eixos: prevenção, tratamento, recuperação, reinserção social, redução dos danos sociais à saúde, redução da oferta, estudos, pesquisas e avaliações.
O presidente do Comad, professor Alberto Amaral Marques explicou a  importância da  emenda  para  consolidar  as ações  no município. Sendo o COMAD, o órgão legítimo para articular, acompanhar, avaliar, fiscalizar e garantir políticas e recursos municipais voltadas para iniciativas e ações tanto de prevenção e/ou tratamento ao uso abusivo de drogas.
 O Conselho que tem  por objetivo fortalecer a rede de apoio e Proteção   Social através de ações intersetoriais, pressupõe o planejamento conjunto de diversas áreas,  como saúde, educação, assistência social, cultura, entre outros.O Plano ainda  assegura estratégias e ações que legitimem  o aperfeiçoamento da legislação municipal garantindo a implementação e a fiscalização das ações propostas nesta política.
Com foco na redução da oferta o Conselho pretende lutar para  criar o disk denúncia (linha800) exclusivo para os crimes de tráfico, fortalecimento da polícia comunitária e a capacitação de segurança pública no combate às drogas, acolhimento e encaminhamento dos usuários, além de assegurar dotação orçamentária para as políticas de segurança pública, mais especificamente no setor de redução de oferta de drogas, através de ações de repressão ao tráfico de forma integrada com o Estado.

Roseli Cordeiro e Adrielle Piovezan