15/10/2010
Câmara de Cuiabá transforma Centro Geodésico da América do Sul em cartão postal de MT
Dentro de poucos dias, a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá irá inaugurar a reforma e modernização da Praça Moreira Cabral, na rua Barão de Melgaço, em frente ao Palácio Pascoal Moreira Cabral, transformando o monumento em novo cartão postal de Mato Grosso. O local possui o obelisco, que representa o marco do Centro Geodésico da América do Sul e, segundo o projeto assinado pelo arquiteto urbanista Jaime Lerner.
Além da obra física, que conta com nova jardinagem, iluminação e bancos como parte da nova paisagem da Praça Moreira Cabral, haverá também informações históricas sobre o local e de Mato Grosso. Serão disponibilizados serviços para orientar turistas que visitarem o local.
“Com certeza, irá receber legiões de turistas de todas as partes do mundo. Eles ficarão encantados em ver tanta beleza, após a reforma que fizemos nesta praça, que ficará ainda mais bela”, argumenta o presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), ao lembrar que a obra só foi possível por causa da parceria dos Poderes Legislativo e Executivo da Capital.
“A praça poderá ser ponto de visitação turística e até mesmo local de encontro para os enamorados”, resume o presidente do Legislativo.
Para Deucimar, parcerias similares se constituem em pontos positivos, “pois se estabelecem laços concretos de confiança e responsabilidade entre os poderes constituídos”. Deucimar recordou que, com o prefeito Chico Galindo (PTB), a Câmara já viabilizou parceria, envolvendo o Ministério das Cidades, para a entrega de mais sete mil títulos urbanos de terra, em Cuiabá.
Os R$ 402 mil para reforma da Praça Moreira Cabral, segundo Deucimar Silva, foram disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. “As coisas mudaram para melhor, mas não foi fácil: encontramos o prédio em situação precária, a começar pela parte elétrica danificada. Foi tudo reformado em nossa gestão e a realidade atual é diferente da antiga”, justifica Deucimar.
A partir da próxima semana, serviços importantes serão oferecidos à comunidade, no Espaço Cidadão, instalado no saguão do Palácio Pascoal Moreira Cabral. Outros projetos de interesse social estão em andamento, sob supervisão da Mesa Diretora.

Ronaldo Pacheco