Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
29/05/2007
Vereador propõe criação de Conselho de Combate à corrupção
Secom CâmaraCbá
Vereador Dilemário Alencar
O vereador Dilemário Alencar, apresentou na sessão de hoje (29), na Câmara Municipal, uma proposta de Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Combate à Corrupção e à Impunidade. O órgão será vinculado a Auditoria e Controle Interno do Município, e será composto por 14 conselheiros, que representam a OAB/MT, Ministério Público, o Executivo e Legislativo Municipal, entidades do comércio, associações de bairros e servidores municipais.

O Conselho realizará estudos para estabelecer estratégias que fundamentem propostas do legislativo e administrativo para maximizar a transparência da gestão pública municipal, e atuar como instância de articulação e mobilização da sociedade civil organizada para combater à corrupção.

Um recente estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Espia) revela que à maioria dos municípios brasileiros desviam em média 10% das verbas federais para a corrupção. Já o Instituto Econômico Suíço, avalia que o Brasil perde cerca de R$ 1,5 de bilhão por ano com desvios de recursos públicos. “São notórios os custos que a corrupção traz às sociedades, ela diminui o crescimento econômico, enfraquece as instituições democráticas, ameaça os valores morais, compromete a legitimidade política e agrava os problemas sociais” enfatizou o vereador Dilemário.

O parlamentar explicou ainda, que a criação do Conselho atende aos anseios da sociedade por um controle externo às ações do poder público para combater a corrupção e a impunidade no nosso município, pois estará contribuindo para ajudar a extirpar este verdadeiro câncer arraigado na gestão publica brasileira.

Assessoria: Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.