25/08/2010
Vereador Toninho de Souza cobra medidas emergenciais contra as queimadas em MT
O vereador Toninho de Souza (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (24-08), para cobrar planejamento estratégico por parte dos órgãos competentes para se combater as queimadas em Mato Grosso no período de estiagem. O parlamentar cobrou medidas emergenciais tanto do governo do Estado quanto da prefeitura municipal de Cuiabá para amenizar a atual situação vivida pela população mato-grossense, em especial da capital, que está sob uma grande camada de fumaça, o que está levando centenas de pessoas a procurar o Pronto Socorro Municipal, hospitais e policlínicas com o mesmo sintoma: problemas respiratórios.Segundo Toninho de Souza é quase impossível em Mato Grosso o efetivo do Corpo de Bombeiros conseguir combater as queimadas com apenas 900 homens. Ele cita que o Distrito Federal, bem menor do que Mato Grosso, dispõe de um efetivo de 25 mil bombeiros."Mato Grosso, com sua dimensão maior de qualquer país da Europa, é humanamente impossível combater qualquer queimada no Estado. Além disso, para aumentar o drama, a instituição não conta com estrutura de trabalho. É preciso maior investimento por parte do governo para que em anos vindouros não ocorra o que está ocorrendo agora em todo o Estado", cobrou o parlamentar.Para o vereador de primeiro mandato, mesmo com a falta de estrutura para se combater as queimadas, se faz necessário os órgãos competentes tomarem medidas preventivas para conscientizar a população sobre o risco de queimada no período de estiagem no Estado. "É preciso conscientizar a população mato-grossense. Só educando, mostrando o perigo desse ato criminoso, que iremos passar a ter um ar mais puro e saudável", afirmou.Outra preocupação de Toninho de Souza é com relação ao período da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. O torneio mundial coincide com o período crítico da seca entre os meses de junho e julho no Estado. "Imagina em plena Copa do Mundo de 2014 Cuiabá sendo divulgada em todo o mundo sob uma forte camada de fumaça por causa da queimada? Isso é ruim para nós mato-grossenses. Precisamos agir o quanto antes para amenizar ou encontrar uma saída para diminuir essas queimadas nesse período crítico em Mato Grosso", finalizou o parlamentar.
Da assessoria

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app