24/08/2010
Câmara de Cuiabá confirma eleição da Mesa Diretora para 25 de agosto
Com apenas um voto contrário, a Câmara de Cuiabá aprovou na sessão matutina desta terça-feira (24/08), em segunda – e definitiva – votação, a antecipação para 25 de agosto da eleição para a Mesa Diretora da Casa. Somente o vereador Lúdio Cabral (PT) votou contra.
Os parlamentares alteraram Artigo 12, Parágrafo 3º, da Lei Orgânica Municipal.Em sendo assim, nesta quarta-feira (25/08), a partir das 17hs, acontece a sessão especial para escolha da nova Mesa Diretora, que irá dirigir a Legislativo da Capital, no biênio 2011-13. Mesmo sendo eleito nesse dia 25 de agosto a nova mesa diretora só tomará posse no dia 1º de feveiro do proximo ano.
Os vereadores Paulo Borges Júnior (PSDB), Pastor Washington (PRB) e Domingos Sávio (PMDB) que, na primeira votação, foram contrários à mudança, na sessão desta terça-feira votaram a favor.
Até o final da sessão, três parlamentares se manifestaram como pré-candidatos a presidente: Adevair Cabral (PDT), Paulo Borges Júnior (PSDB) e Júlio Pinheiro (PTB).
Mesmo diante de uma provável disputa, o atual presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), crê ser possível a formação de chapa única. “É legítimo que qualquer um com assento, neste Parlamento, esteja pleiteando cargo na Mesa Diretora. Contudo,o bom senso manda haver prudência e unidade”, explica Deucimar.
Para o líder do PR na Câmara, vereador Chico 2000 (PR), autor do projeto, os parlamentares fizeram prevalecer a vontade da maioria. “Sem dúvida, é importante que seja preservada a autonomia do Legislativo e creio que isso foi respeitado ao máximo”, avalia Chico 2000.
Por seu turno, Lúdio Cabral mantém sua avaliação de que não havia necessidade de se mudar a data de eleição da Mesa Diretora da Câmara. “Não haveria necessidade de tanta pressa, porque a Mesa é um pleito com colégio eleitoral restrito”, resume Cabral.
Deucimar Silva confirmou a convocação da sessão vespertina desta quarta-feira. “Vamos cumprir o Regimento Interno e a Lei Orgânica de Cuiabá, promovendo a eleição na da determinada em lei”, resume Deucimar.
Ronaldo Pacheco