04/08/2010
Parceria da Câmara possibilita qualificação em Libras
Ato  solene marcou a celebração do termo de parceria entre a  Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Câmara Municipal  de Cuiabá para a realização do Curso de Linguagem de  Sinais-Libras. Na ocasião o Secretário Municipal  de Assistência Social, Jader Moraes Martins falou sobre a importância do  termo de cooperação que  viabiliza a formação de  160  servidores para a utilização da Libras, garantindo atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
O presidente  da Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), Mário Lúcio falou sobre a importância da parceria. “A lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002 estabelece a garantia, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas  institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais-Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”, disse.  A parceria conta ainda com a Secretaria Municipal de Saúde, Educação e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Curso será para todos os funcionários das unidades parceiras, com duração de 80h. Os servidores estarão divididos em quatro turmas de segunda a quinta-feira no período de duas horas.
De acordo com a professora e intérprete, Rose Cinara Torres da Silva saber se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma necessidade não só para quem trabalha com pessoas com deficiência auditiva, como também para aqueles que prestam atendimento ao público. Cinara vai atuar no curso como interprete de Libras com o professor Everaldo Aparecido Oliveira, instrutor surdo.

Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues