13/07/2010
Aprovação do PCCV põe fim à greve dos dentistas
O Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos dentistas da secretaria Municipal de Saúde foi aprovado pelos vereadores da Capital nesta terça (13). O plano estabelece para a categoria a estruturação dos cargos, funções, atribuições e remuneração. O presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas (Sinodonto-MT), Gustavo Oliveira, disse se sentir valorizado com a conquista. “Vencemos uma luta árdua. É extremamente importante a valorização da classe”, disse.
No entanto, os dentistas, que estão em greve desde janeiro deste ano, anunciaram que só voltarão ao trabalho após a proposta ter sido sancionada pelo prefeito. A aprovação obteve aval de 17 parlamentares, sendo 14 para aprovação e 3 ausências. Para o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), a estrutura de carreira para os dentistas só vai trazer benefícios a população. “É importante a valorização da classe, essa é uma grande vitória para Cuiabá,” pontuou Deucimar.
Atualmente o município conta 270 dentistas e durante a greve apenas os serviços de urgência e emergência da categoria foram mantidos. Com o PCCV a elevação salarial dos dentistas passam de R$ 845 para R$ 1,3 mil este ano. Em 2011 classe receberá R$ 1,6 mi em 2012 vai receber R$ 1,9. Em 2013 o salário será de R$ 2,2 mil, em 2014 R$ 2,6 mil e em 2015 R$ 3 mil, mesmo salário base dos médicos de Cuiabá. Além disso, os profissionais terão direito a um bônus de R$ 500.
Adrielle Piovezan