Início
NOTÍCIAS
24/06/2010
Entidades cobram políticas públicas para enfrentar as drogas
Entidades  cobram  em  audiência pública, requerida pelo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP) a definição e operacionalização de políticas públicas eficazes no enfrentamento  de  drogas lícitas e  ilícitas  na sociedade. A audiência reuniu representantes de diversos segmentos e possibilitou a articulação  de vários serviços e ações não governamentais que garantem o acesso da população aos serviços de saúde, educação, assistência social visando a prevenção,  recuperação e reinserção social.
No plenário  faixas   traduziam o sentimento de  dor e indignação  de  famílias que  perderam  seus filhos para as drogas e  que  resolveram levantar  bandeiras de luta  para  um causa que  ganha a  adesão de toda a sociedade no enfrentamento das   drogas.
A área  que  abriga   o poder legislativo  municipal e o Centro Geodésico da América do Sul será um  marco de  luta, manifestação e ações  dos povos da  América do Sul  na  prevenção, recuperação e  combate as drogas.A sugestão  encaminhada pelo Amor-Exigente, através da coordenadora  da  Regional Oeste, Maria Elizena Noronha  foi aprovada  pela  casa  de leis.
Ana Elisa Limeira, presidente e coordenadora do Conselho Estadual  sobre Drogas,  ressaltou a necessidade   da união de  todos os  envolvidos na  luta para ampliar  as ações e  os recursos públicos.
O presidente do Conselho Municipal  Sobre Drogas, Alberto Amaral Marques reconheceu a   importância do evento  como fator de sensibilização  para  um problema que  já é considerado o maior desafio da atualidade.
O evento  recebeu a comitiva  de Barra do Bugres/MT formada  por  voluntários do Amor- Exigente,  da  Prefeitura e  da  legislativo, através  das vereadoras Juza Campos e Elienilda Costa. Juza  disse  que Barra do Bugres   é destaque  nacional  nas ações  de prevenção  as drogas  graças a união de todos os  segmentos  para  o enfrentamento do problema.

Toninho de Souza falou da importância da unificação dos segmentos que lutam na área da prevenção recuperação e combate as drogas. “A sociedade não pode mais se calar diante do sofrimento, das mortes prematuras de jovens e destruição das famílias”, disse.
Os vereadores Francisco Vuolo (PR) e Pastor Wasghiton (PRTB) concordaram na   realização de  novas audiências  visando a   articulação de   propostas  que resultem em  leis e garantias   legais de recursos para entidades não governamentais que  trabalham diretamente na prevenção  e recuperação.
A coordenadora  do Nups  do Juizado Criminal   apresentou   propostas  para  criação de serviço especializado para  desintoxicação; lei que garanta o passe livre para  o transporte das pessoas que  estão em tratamento e dos familiares que  freqüentam  os grupos de auto-ajuda; cursos profissionalizantes  e    reinserção social  através de  trabalho, estudo e lazer; tratamento  humanizado; clínicas para desintoxicação feminina e a criação  de mais Caps  nas regiões de Cuiabá.
A ex-vereadora Enelinda Scala também cobrou  a  implantação de  clínica  para atender o público feminino. “No  exercício do mandato  garanti   através de emendas recursos para  a  execução da proposta mas até agora não consegui  resposta”, disse.
A luta antidrogas em Cuiabá e no Estado pode se tornar ainda mais intensa a partir da instituição da Semana de Combate ao Uso de Drogas e a inserção do Dia Internacional de Combate ao Uso de Entorpecentes no calendário oficial do município.
Rosely Cordeiro

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
29/01 - Vereador Dilemário cobra a publicação do calendário de pagamentos dos salários dos servidores
29/01 - Emenda coletiva viabiliza ônibus a UCAM e UCAMB
29/01 - "Parada Legal" foi implantada pela Câmara de Cuiabá
29/01 - Arquivo Geral passa por revitalização e abre as portas para a população
29/01 - Gustavo Palma, adjunto da Saúde em Cuiabá: “Obras estão sendo finalizadas nas unidades SUS do município”
28/01 - Vereador Chico 2000 destina emenda impositiva para infra-estrutura e hospital
28/01 - Movimento Social Rusga ganha semana de homenagens em Cuiabá
28/01 - Câmara assegura isenção na taxa de água e esgoto para usuários “Home Care” e portadores de doenças graves
28/01 - Prefeitura retoma obra de recapeamento asfáltico na Av Coxipó Mirim
28/01 - Além da área da saúde, Veloso destina emendas ao setor cultural cuiabano
27/01 - Misael Galvão arrecada 165kg de alimentos e doa para Casa Caminho Redentor
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.