22/06/2010
Audiência Pública discute políticas públicas, prevenção e combate as drogas
A Câmara Municipal de Cuiabá reúne na quarta-feira (23-06) pela manhã a comunidade, entidades  não governamentais e representantes do setor público envolvidos  na  luta antidrogas  para  discutir em audiência pública políticas públicas, prevenção e combate as drogas.

O evento  integra a programação da 9ª  Semana Estadual de Prevenção as Drogas, desenvolvida pelo Conselho Estadual de Políticas  Sobre Drogas, CONEM e  Conselho Municipal Sobre Drogas. O autor do requerimento que viabilizou a  realização da audiência, vereador Deucimar Silva (PP) disse que o  aumento do consumo de  drogas entre  os jovens preocupa a sociedade que  se organiza em movimentos, grupos de auto-ajuda em busca de  ações que promovam a  condições para o tratamento  de recuperação  e  prevenção.

A luta antidrogas em Cuiabá e no Estado pode se tornar ainda mais intensa a partir da instituição da Semana de Combate ao Uso de Drogas e a inserção do Dia Internacional de Combate ao Uso de Entorpecentes no calendário oficial do município. As medidas estão previstas no projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de autoria do vereador Deucimar Silva (PP), presidente da Casa.

No período serão promovidas campanhas educativas e eventos, como palestras, exposições, caminhadas, atos públicos, seminário, concurso de redação, tendo como objetivo básico a transmissão de  ensinamentos  aos  alunos sobre a nocividade e as consequências do uso  drogas.

A idéia central é a prevenção, por meio da informação e educação, principalmente dos jovens para que possam desfrutar de uma vida saudável, livre dos perigos representados pelas drogas.

Deucimar explica que o projeto também atende ao pedido de entidades não governamentais como o Amor-Exigente, que através da coordenadora da regional oeste, Maria Elizena, relatou a importância das coalizões comunitárias para avançar na luta  da prevenção, recuperação e apoio aos familiares  que  vivem  o processo de co-dependência.

A Câmara também conta com a parceria do COMAD para a realização dos eventos. O presidente da instituição, Alberto Amaral Marques ressalta a importância do projeto de lei para um dos maiores desafios que a família e toda a sociedade enfrenta, a dependência química. No dia 26 de junho acontece em todo o Brasil a  incineração de drogas nas delegacias regionais da Polícia Federal, para marcar o Dia Internacional Antidrogas.

O enfoque principal junto aos jovens e ao ambiente escolar vem da consulta realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, ao constatar que a escola se tornou o local preferido para consumo de drogas. A incidência do uso e do tráfico atinge aproximadamente 32% das escolas do país, respectivamente.

A proposta determina a transmissão de noções sobre os efeitos de drogas nos estabelecimentos de ensino público e privado, com a abordagem de outros aspectos essenciais  como a dependência química;  os motivos que levam  as pessoas  ao consumo  de drogas; os tratamentos, terapias e grupos de auto-ajuda  os valores éticos e religiosos.

O combate às drogas está sustentado em duas ações: de um lado, a conscientização do problema, do outro, a mobilização do governo e da comunidade. O projeto de lei, explica o vereador, visa instituir no âmbito do Município de Cuiabá, a semana de Combate  ao Uso de Drogas, que se realiza anualmente, durante a semana de junho correspondente ao dia 26 do mês, Dia Internacional  de Combate ao Uso de Drogas.

Da assessoria

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues