05/04/2010
Câmara reconhece personalidades cuiabanas em solenidade nesta 3ª
Às vésperas do aniversário de 291 anos de Cuiabá, o presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva (PP), realizará sessão solene nesta terça (6), às 19h, no auditório do Centro de Eventos do Pantanal, para a entrega de títulos de Cidadão Cuiabano a 79 personalidades que contribuíram de forma expressiva e relevante para o desenvolvimento da Capital. Na solenidade, 27 figuras também serão agraciadas com a Comenda do Legislativo Cuiabano e quatro com o título honorífico ordem ao mérito Dom Aquino Corrêa – 2010, sendo elas: João Gualberto Almeida, funcionário público, Marcos Prado de Albuquerque, professor da UFMT, além do servidor público, Josenil dos Anjos, e da representante da Associação Pestalozzi de Cuiabá, Maria Auxiliadora Souza Nunes.
Na relação de homenageados com o título de Cidadão Cuiabano encontram-se artistas, jornalistas, esportistas, políticos, professores, entre outros, que de uma forma ou de outra estiveram inseridos nos vários segmentos que ajudaram na evolução do município.
Nomes importantes, como da atleta mato-grossense Nadir Sabino, do jornalista Dirceu Carlino e do presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José Simões de Paiva Netto, advogado, jornalista e membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico de Mato Grosso, Ivan Vidal Pedrosa, serão agraciados. Paiva Netto receberá o título das mãos do vereador Ivan Ivangelista (PPS). Também receberão honrarias os cantores Everson Silva Jesus, popularmente conhecido como Johnny Everson, e a cantora Marcela Mangabeira.
Ivan Vidal, que receberá o título de Cidadão Cuiabano do vereador Clovis Hugueney, o Clovito (PTB), chegou à Cuiabá em 1964. Foi recebido no aeroporto Marechal Rondon pelo ex-governador Frederico Campos e Rubens de Mendonça, ambos funcionários da Segunda Divisão da Superintendência do Plano de Valorização Econômico da Amazônia (SPVEA). Como membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), em 1986, defendeu a instituição do curso superior de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta foi aceita e, consequentemente, implantada. Na época, era redator do serviço público federal e chefe do setor de divulgação do IBGE.
Já o presidente da Casa prestará homenagem ao grão-mestre da Loja Maçônica Grande Oriente, Júlio Tardin, ao empresário Manoel Dresch, e ao vereador Pastor Washington Barbosa. “Tenho certeza que essas pessoas têm um carinho muito grande por essa terra que os acolheu de braços abertos. Fico feliz em poder conceder essa homenagem”, destacou Deucimar. Cada um dos 19 vereadores vai reconhecer a importância de três personalidades e concedê-las o título de cidadão cuiabano e, no caso das comendas, cada parlamentar indicou dois nomes.
Confira abaixo a lista completa de homenageados:
Título Honorífico Ordem ao Mérito Legislativo Dom Francisco de Aquino Corrêa
CRISTIANO NOGUEIRA PERES PREZA
FRANCISCO CARLOS AMORIM SILVEIRA
KÁSSIO EDUARDO DA SILVA COELHO
JOÃO BATISTA DE ANDRADE - “BALLA”
MÁRIO HASHIMOTO
BENTO LAGARTO ABRAÇOS