23/03/2010
Pop critica horário de inauguração da ETA Lúdio suspeita de gambiarra
A inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal nesta terça (23) motivou vários embates entre os vereadores durante a sessão de hoje. Contundente, o vereador Éverton Pop (PP) considerou um desrespeito por parte da administração Wilson Santos em realizar a solenidade durante o horário da sessão da Câmara. O progressista ainda criticou a contratação do show do cantor Latino para a solenidade de inauguração da Avenida das Torres, na próxima sexta (26), enquanto funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estão em greve por causa do atraso de salário há quase três meses. “Se não tem dinheiro para pagar os funcionários do Sine e dentistas, como tem dinheiro para trazer o Latino”, questionou.
O parlamentar disse ainda que vai protocolar requerimento para saber quanto a prefeitura pagou para trazer o show nacional a Cuiabá. Para ele, a atual gestão está invertendo as prioridades, ao se referir à propaganda publicitária de 1 minuto e 30 segundos exibida atualmente nas emissoras de televisão, onde, em vista panorâmica, se exalta as ações concretizadas pelo Executivo. Na concepção do vereador, o montante gasto com essa publicidade daria para tapar vários buracos das ruas da Capital.
Já o vereador Lúdio Cabral (PT) levantou suspeita de que a conclusão da ETA trata-se de uma “gambiarra”, pois, segundo ele, a própria empreiteira fez essa denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE). “A inauguração é de fachada porque a empreiteira havia dito que não daria tempo para concluir a obra nesta data”. No caso do Sine, o vereador afirmou que o recurso federal para pagamento da folha não foi liberado porque a prefeitura não prestou contas.
Correligionária do prefeito, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) defendeu a importância da obra, que beneficiará muitas famílias. “Não acredito que o prefeito não esteja inaugurando de fato a ETA Tijucal”. Ela chegou a propor que seja criada uma comissão no Legislativo para averiguar se os bairros estão realmente recebendo água.
Pollyana Araújo e Adrielle Piovezan