18/03/2010
Em campanha salarial, Sindjor relata descaso dos empresários
Representando o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), a jornalista Alcione dos Anjos relatou na sessão desta quinta (18) as dificuldades enfrentadas pelo sindicato durante a campanha salarial de 2010, já que a categoria não pode aderir à mobilização e ir contra veículos de comunicação em que trabalham e, além disso, os empresários do ramo mantêm resistência ferrenha em negociar a correção.
“Para quem não sabe, o jornalista é aquele profissional que cobre as reivindicações de todas as outras classes, leva a informação à sociedade, mas nunca, ou quase nunca, consegue publicar suas reclamações trabalhistas nesses meios, já que eles pertencem ao patrão do jornalista”, afirmou.  A data base de reajuste do piso salarial da categoria é 1º de maio.
O descaso das empresas é tamanho que, segundo ela, nenhum representante das 13 empresas convocadas compareceu para dialogar com a diretora do Sindjor na primeira rodada de negociação em Cuiabá. “Uma outra dificuldade na negociação é que os empresários não possuem um sindicato patronal, pois a conversa tem que ser feita empresa a empresa”, pontuou. Em Assembleia Geral, ficou definido que o piso único exigido seria de R$ 2,6 mil aos que possuem diploma de graduação e todos que atuam na área devessem receber reajuste linear de 20%.
Já que o patronato se recusa a chegar a um acordo, o vereador Sérgio Cintra (PDT), que apoiou esta luta, sugeriu que o Sindjor ingresse com haja dissídio coletivo. “Tenho certeza que os órgãos do Judiciário darão ganho de causa ao sindicato”.
Além da questão salarial, que não passa por reajuste desde 1995, Alcione lembrou que os jornalistas do Estado passam por uma série de outros problemas, considerados de extrema importância, como a baixa remuneração, salários atrasados, passando por falta de estrutura para trabalhar, acúmulo de função, carga horária excessiva, assédio moral nas redações, perseguição e ameaça.
Pollyana Araújo