04/03/2010
Decisão do CNJ em punir desembargadores é reconhecida pela Câmara
A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em aposentar compulsoriamente três desembargadores e sete juízes de Mato Grosso será reconhecida em Moção de Aplausos feita pelo vereador Antônio Fernandes (PSDB) e aprovada pela maioria dos vereadores nesta quinta (4). Serão homenageados o presidente da instituição e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e o relator do processo, ministro Ives Gandra.
Segundo o parlamentar, a atitude é louvável e deve ser usada como exemplo pelos juristas. “O fato de ter aposentado com 10 magistrados, mesmo que com possíveis direito aos seus vencimentos já demonstra uma enorme confiança de que o Brasil está melhorando. Atitudes dessa envergadura nos devolvem a sensação de que a Justiça pode tardar, mas não falha”, elogiou.
Dos desembargadores, incluindo o presidente Mariano Travassos, foram punidos por envolvimento em esquema de desvio de recursos superiores a R$ 1,4 milhão, José Ferreira Leite e José Tadeu Cury.  Já os juízes são:  Marcelo Souza de Barros, Antônio Horácio da Silva Neto, Irênio Lima Fernandes, Marcos Aurélio dos Reis Ferreira, Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Graciema Ribeiro de Caravellas e Maria Cristina Oliveira Simões.
Gilmar Mendes é mato-grossense de Diamantino, interior do Estado, e foi empossado presidente com STF há dois anos. No ano passado, foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela Revista Época.
Pollyana Araújo