02/12/2009
Palestra na Câmara aborda desajuste familiar e dependência química
A Câmara Municipal de Cuiabá promove no dia 04 de dezembro,
sexta-feira, às 9h, no Auditório Ana Maria do Couto palestra do
Amor-Exigente, uma proposta de educação destinada a pais e
orientadores,como forma de prevenir e solucionar problemas com seus filhos que apresentam comportamentos inadequados que podem levá-los ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

O evento organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoa, através do Núcleo Assistencial e Ambulatorial, segundo Lusinei Takano tem
porobjetivo contribuir para a sociedade na luta contra as drogas com umnovo enfoque para a organização da família e a proteção dos jovens.

A coordenadora da regional oeste-MT de Amor-Exigente , Maria Elizena explica que o programa encoraja a pessoa a agir, em vez de só falar;constrói a cooperação familiar e unitária;desencoraja a agressividade e a violência.

“Alicerçamos nosso trabalho na experiência, na vivência de cada dia em sociedade. Como grupo de apoio, os pais se ajudam a examinar cuidadosamente os diferentes aspectos de sua vida e a orientar-se mutuamente. E dessa forma os pais ajudam os filhos a redirecionar seus rumos”, afirmou.

Por que Amor Exigente?

Estamos assistindo, de norte a sul, no nosso Brasil, ao
comportamentoviolento e autodestrutivo alastrar-se entre jovens.
Isso independentemente de idade, de raça, da religião, do nível de
educação ou da situação financeira. Os desajustes e a inadequação
tornam-se uma realidade crescente em nossa sociedade.

Os pais pensavam que, se criassem bem seus filhos, amando-os e
dando-lhes o melhor, tudo daria certo. Pensavam que apenas crianças abandonadas ou filhos negligenciados teriam problemas.
Infelizmente,não é assim. Por isso, acreditamos ma necessidade de os pais estaremsempre atualizados e bem informados. É importante saber tudo sobredrogas (lícitas e ilícitas), sobre o perigo que representam tanto paraos filhos como para os pais.

Sabemos que os pais amam os filhos de verdade. Nem sempre, porém, esse amor é suficiente para dar-lhes alegria, pois, a partir do momento emque crescem, os filhos começam a exigir mil coisas, rejeitando apresença, a orientação e até o amor dos pais. Reclamam independência,mas não assumem responsabilidade. E assim, muitas vezes, os paissentem-se frustrados, nada orgulhosos de sua condição.

No entanto, nada disso é maldição pessoal: são problemas das últimas décadas. Todos se sentem meio perdidos, meio esamparados.

O Amor Exigente quer e pode ajudar.

Vamos refletir questionar, tomar posição!

Roseli Cordeiro

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo