Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/02/2007
Projeto autoriza criação de Centro de Atendimento ao Dependente Químico Feminino
Secom Câmara/CBA
Vereador Chico 2000
Em segunda votação a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Centro de Atendimento ao dependente Químico Feminino. O projeto, segundo o autor, vereador Chico 2000 pretende atender a uma necessidade emergencial, ou seja, suprir à falta de uma unidade de internação especializada no atendimento às mulheres com problemas de dependência química.

O objetivo do centro é atender às mulheres com problemas de dependência química, com a obrigatoriedade de internamento, quando necessário, detectar, informar, encaminhar, acompanhar e realizar tratamento médico especializado. Deve ainda organizar cursos e palestras educativas em parceria com órgãos municipais e estaduais que possibilitem uma orientação e esclarecimento aos familiares.

Atualmente o centro funciona numa região rural, com área de mais ou menos cinco hectares, com uma equipe formada de 01 médico psiquiatra, 03 psicólogos, 01 assistente social, 04 enfermeiras, 04 monitores, 04 cozinheiros, 01 serviços gerais, 03 vigilantes e uma coordenadora.

Chico 200 reconhece que apesar da boa vontade e do esforço da equipe de trabalho que ali atua não é suficiente para dar conta de todo o atendimento, pois o centro funciona 24 horas.

As estatísticas apontam que a dependência química não é um problema que atinge apenas os indivíduos do sexo masculino. É crescente os casos detectados em mulheres

“Temos informações que a experiência realizada em unidades de atendimento coletivo, o resultado não tem sido animador, pois acaba gerando outros problemas, como por exemplo, a falta de mecanismos de controle de natalidade”, disse.

A solução mais viável para o problema, segundo o vereador, é a implantação de unidades exclusivas de atendimento à pacientes do sexo feminino.

A iniciativa do projeto recebeu a aprovação e elogios da parte da vereadora Enelinda Scala (PT), Marcus Fabrício (PP) e Clovito (PTB).

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.